Nesta quinta-feira (8), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) finalmente publicou o calendário de pagamento dos benefícios em 2023. Como de costume, o cronograma foi organizado em duas etapas, a primeira beneficiando quem ganha até um salário mínimo e a segunda liberada para quem ganha mais que o piso. O calendário terá início sempre a partir da quarta semana do mês.
O calendário de pagamentos do INSS para 2023 terá início em 25 de janeiro, finalizando a folha do primeiro mês em 7 de fevereiro. É comum que os depósitos tenham início em um mês e finalizem no próximo, porque são necessários pelo menos dez dias para que todos sejam contemplados. Os pagamentos são feitos apenas em dias úteis, e no final do mês.
O valor do pagamento ainda não foi definido, será preciso aguardar a resolução que vai determinar de quanto será o salário mínimo do próximo ano. Tendo isso definido, nenhum benefício previdenciário pode ser inferior ao piso do país. O teto do INSS é definido com base no resultado da inflação do ano anterior, por isso, essa quantia também não foi determinada ainda.
O calendário de pagamentos da Previdência Social é válido para todos os benefícios, incluindo pensões e aposentadorias e até mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O depósito será feito na conta corrente informada pelo segurado.
Onde consultar o calendário de pagamento do INSS
Aqueles que pretendem descobrir quando vão receber seu salário previdenciário em 2023, principalmente para uma programação financeira dos aposentados e pensionistas, podem fazer a consulta online. Para isso, basta acessar o App Meu INSS e seguir o passo a passo:
- Acesse o App Meu INSS e faça login;
- No menu de serviços, selecione “Extratos”;
- Agora, dentre as opções, escolha “Extrato de pagamentos”;
- Será informado o calendário de pagamentos com base no número do NIS.
Calendário de pagamentos INSS em 2023
O calendário de pagamentos do INSS em 2023 começa a partir de 25 de janeiro e vai até 7 de fevereiro. Nos meses seguintes o início do cronograma de saques terá início sempre a partir do dia 23, com exceção de fevereiro que começa no dia 17, devido ao menor número de dias do mês.
Abaixo, a programação completa: