De acordo com o calendário de pagamentos do INSS, as primeiras parcelas dos seguros referentes ao mês de dezembro começam a ser depositadas no dia 23 do mês. Porém, para alguns segurados, o valor só entra na conta em janeiro e pode vir com reajuste. Entenda os motivos.
Para usar como um guia na ordem dos pagamentos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divide os segurados em dois grupos: os que recebem até um salário mínimo e os que ganham mais que o piso nacional. Em 2022, o salário mínimo equivale a R$ 1.212.
Os depósitos da autarquia referentes ao mês de dezembro só começam a ser feitos no dia 2 de janeiro de 2023 para aqueles que recebem do INSS uma quantia maior que a do salário mínimo. Porém, o valor do piso nacional é atualizado todos os anos, e essa mudança afeta diretamente os beneficiários do órgão.
Nos anos do governo Bolsonaro, o reajuste do salário mínimo foi feito de acordo com a taxa da inflação. Ou seja, aumentou na mesma porcentagem que a variação teve no ano anterior. Com a mudança de governo, o cálculo deve mudar em 2023.
O presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva já declarou que pretende aplicar no piso nacional um reajuste acima da variação da inflação, o que é chamado de aumento real do salário mínimo. A medida, porém, ainda não foi confirmada.
Como o aumento do salário mínimo afeta os segurados do INSS?
Caso o novo valor do salário mínimo seja aprovado logo nos primeiros dias de 2023, pelo menos até 6 de janeiro, alguns segurados do INSS já receberão os seus benefícios com valor atualizado de acordo com o aumento do piso nacional.
Lembrando que o calendário de pagamentos do INSS não se refere apenas às aposentadorias. Outros benefícios, como o Auxílio-doença, benefício por incapacidade permanente e Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são geridos pela autarquia e seus depósitos seguem a mesma ordem de depósito das aposentadorias.
Calendário de dezembro do INSS para quem recebe até um salário mínimo
- Benefício com final 1 – 23 de dezembro;
- Benefício com final 2 – 26 de dezembro;
- Benefício com final 3 – 27 de dezembro;
- Benefício com final 4 – 28 de dezembro;
- Benefício com final 5 – 29 de dezembro;
- Benefício com final 6 – 2 de janeiro;
- Benefício com final 7 – 3 de janeiro;
- Benefício com final 8 – 4 de janeiro;
- Benefício com final 9 – 5 de janeiro;
- Benefício com final 0 – 6 de janeiro.
Calendário de dezembro do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
- Benefício com final 1 e 6 – 2 de janeiro;
- Benefício com final 2 e 7 – 3 de janeiro;
- Benefício com final 3 e 8 – 4 de janeiro;
- Benefício com final 4 e 9 – 5 de janeiro;
- Benefício com final 5 e 0 – 6 de janeiro.