Auxílio Caminhoneiro: benefício ainda será pago em 2023? Entenda

Benefício criado em agosto de 2022, o Auxílio Caminhoneiro se aproxima do seu último pagamento previsto pelo atual governo federal. A parcela mensal de mil reais foi aprovada para a categoria como forma de ajudar nos custos com o abastecimento de combustíveis. Resta saber se o governo do futuro presidente Lula vai renovar o auxílio em 2023.

Bloqueios - estradas - caminhoneiros
Auxílio Caminhoneiro: benefício ainda será pago em 2023? Entenda. (Imagem: FDR)

Em seu plano de governo, Lula não cita o benefício dos caminhoneiros como destino de parte da verba pública para o próximo ano. O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que lidera a transição de governo, já declarou que a prioridade para 2023 é a manutenção do benefício assistencial de 600 reais, que deixará de se chamar Auxílio Brasil e voltará a ser Bolsa Família.

A continuidade do seguro que surgiu em situação emergencial, por causa da pandemia de Covid-19, também não estava prevista pelo governo Bolsonaro. Quando Lula diz que vai manter o valor da parcela em 600 reais e ainda promete um adicional de 150 reais por criança de até seis anos de idade, compromete o teto de gastos da verba pública.

Para contornar essa dificuldade, o petista pretende aprovar a PEC de Transição para tirar o auxílio do teto de gastos por quatro anos, e assim conseguir implantar a proposta de manter a parcela de 600 reais mais os adicionais por crianças pequenas. O aval para o Auxílio Caminhoneiro também veio através de uma PEC.

AUXÍLIO CAMINHONEIRO 2023: INSCRIÇÃO, VALOR, QUEM TEM DIREITO E TODAS AS REGRAS ATUALIZADAS

A aprovação da PEC dos Benefícios Sociais em julho de 2022 possibilitou as seis parcelas de mil reais para os caminhoneiros e também outros auxílios. Foi essa Proposta de Emenda à Constituição que também permitiu o aumento do Auxílio Brasil para 600 reais, dobrou o valor do vale-gás e criou o Auxílio Taxista.

A legislação brasileira não permite a criação de novos benefícios em ano eleitoral. Por isso, para que a PEC dos Benefícios Sociais fosse aprovada em 2022, o governo federal precisou decretar estado de emergência no país, o único cenário de exceção para a criação de um novo auxílio.

O Ministério do Trabalho e Previdência não imputou a exigência de comprovante do abastecimento de combustíveis aos beneficiários do Auxílio Caminhoneiro. Portanto, o valor de R$ 6 mil referente à soma de todas as parcelas do benefício pode ser usado para cobrir os gastos do veículo de modo geral.

Quem está habilitado para receber o Auxílio Caminhoneiro?

Como foi aprovada em julho de 2022 e já colocada em prática no mês seguinte, o governo usou a base de dados já existente para identificar quem teria direito ao benefício. Foi definido que têm direito ao Auxílio Caminhoneiro:

Quem NÃO pode receber o Auxílio Caminhoneiro

Quando será o pagamento do Auxílio Caminhoneiro?

A próxima parcela de R$ 1 mil do benefício será depositada na conta dos caminhoneiros no dia 19 de novembro. O pagamento do mês seguinte será o último do Auxílio Caminhoneiro, e está prevista para entrar nas contas dos profissionais no dia 10 de dezembro.

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile