CADÚNICO 2023: saiba quais benefícios permanecem concedidos pela plataforma

O Governo Federal utiliza, desde 2003, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) como meio de localizar pessoas de baixa renda de todo o país. A ferramenta contém os dados que permitem uma melhor compreensão das famílias cadastradas. Através do CadÚnico, o governo inclui a população que se encontra em situação de pobreza nos programas sociais.

Aplicativo do CadÚnico: inscrição virtual garante benefícios sociais? Entenda
CADÚNICO 2023: saiba quais benefícios permanecem concedidos pela plataforma. (Imagem: FDR)

Em busca de otimizar o mapeamento dessas pessoas, o Governo Federal desenvolveu este ano o aplicativo do CadÚnico. Através dele, o cidadão pode fazer o pré-cadastro da sua família na plataforma. O app é gratuito e está disponível para baixar nos sistemas Android e iOS.

Basta que uma pessoa preencha o formulário para que toda a família seja incluída no sistema. O pré-cadastro feito no aplicativo é apenas um primeiro passo para agilizar o processo de inscrição, que só pode ser finalizado presencialmente. Portanto, não é obrigatório que o cadastro seja iniciado no app.

No ato de inscrição do CadÚnico serão solicitadas algumas informações sobre a família e todas devem ser respondidas com precisão. A quantidade de pessoas, a renda per capita (por pessoa da família), a identificação de cada membro da família, a escolaridade de cada um e outros dados semelhantes.

Onde fazer a inscrição no CadÚnico?

A inscrição de uma família no CadÚnico deve ser realizada em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Só é necessário que um membro da família compareça para realizar o procedimento, desde que tenha pelo menos 16 anos de idade. Tanto o cadastro do zero como o que já foi iniciado no aplicativo devem ser concluídos no CRAS.

O CadÚnico dá acesso a quais benefícios?

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile