A Black Friday 2022 vai acontecer no dia 25 de novembro. Essa é a data ideal para aquelas pessoas que desejam comprar produtos mais baratos, no entanto, é preciso ficar atento aos seus direitos na hora de adquirir um produto. Assim como os consumidores, os lojistas também precisam cumprir algumas regras estipuladas na lei.
Produtos como smartphones, televisores, eletroportáteis, produtos de informática, roupas, perfumes e cosméticos costumam ter um aumento considerável nessa época do ano. Mas engana-se quem pensa que a Black Friday se limita a esses produtos. Bens imateriais, como viagens, milhas e cashback também são alvos de buscas dos consumidores.
Para esclarecer algumas dúvidas nós convidamos o advogado Alexandre Damaceno para detalhar os principais pontos que precisamos ficar atentos na hora de efetuar uma compra, seja por meio da internet ou lojas físicas.
Como se preparar para as compras na Black Friday
De acordo com o advogado, os consumidores que desejam fazer as compras na Black Friday precisam pesquisar as oscilações de preços durante o mês de novembro para identificar se realmente houve uma diminuição no valor do produto.
Outro ponto importante que o consumidor precisa ficar atento ao realizar as compras pela internet é na reputação da empresa. O site Reclame Aqui é uma boa alternativa para quem deseja consultar o nível de qualidade da prestação de serviços de um lojista com base na experiência de antigos clientes. Essa plataforma possui um ranking formado com base nas avaliações, denúncias e suportes realizados pela companhia prestadora de serviços ou produtos.
Ainda de acordo com Alexandre, é recomendado realizar compras em grandes estabelecimentos, pois as chances de algum tipo de incidente são bem menores do que em firmas que possuem poucas experiências e conhecimentos do público em geral.
Qual a melhor forma de economizar na Black Friday?
Durante a Black Friday é possível garantir grandes descontos oferecidos pelas varejistas. Se usado com sabedoria, alguns recursos podem render ainda menos no valor total da compra. Os cupons de descontos, por exemplo, são boas alternativas para quem vai efetuar as mercadorias pela internet.
Outra dica interessante é o cashback, mesmo que o consumidor pague o valor do produto um pouco mais caro, em alguns casos, o valor recebido de volta pode ser compensador e até mesmo considerado como um “desconto a mais”.
Vale destacar que durante a Black Friday algumas empresas de cartões de crédito também disponibilizam promoções, como milhas em dobro, mais cashback e até mesmo mais pontuação no programa de acúmulo de pontos.