Até o dia 30 de novembro, os trabalhadores brasileiros com carteira assinada devem receber a primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela deve ser repassada até o dia 20 de dezembro. Com a proximidade das datas, os beneficiários devem refletir sobre o que fazer com o dinheiro.
Neste ano, aproximadamente 85,5 milhões de brasileiros que trabalham no regime CLT devem receber o 13º salário, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Para ter direito ao 13º salário, esses trabalhadores precisam ter trabalhado, pelo menos, por 15 dias.
Para que os trabalhadores com carteira assinada tenham acesso ao 13º salário, é preciso ter trabalhado por mais de 15 dias no ano. Essas pessoas também não podem ter sido demitidas por justa causa. Os valores a serem oferecidos são proporcionais ao período trabalhado.
Além dos profissionais com carteira assinada, o 13º salário também é direcionado aos aposentados, pensionistas, e cidadãos que receberam auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
A primeira coisa a se fazer quando receber o 13º salário
Com a proximidade do fim de ano, com datas atrativas — como a Black Friday, Natal e Ano Novo —, os beneficiários podem ser tentados a aumentar os gastos com os valores obtidos com o 13º salário.
Contudo, antes de gastar o 13º, a professora de cálculos e finanças, Márcya Terezinha Dollny, recomenda que a pessoa analise as dívidas e utilize os valores para o pagamento das mais caras. A indicação foi realizada em entrevista à RPC, afiliada da Globo no Paraná.
A especialista explica que ao, pelo menos, buscar abater um pouco das parcelas em atraso — que há cobrança de juros e mora — o credor poderá ficar mais suscetível a renegociar a dívida.
Após o pagamento das dívidas, a professora destaca a necessidade de separar uma parte dos valores para as despesas de começo de ano. Ela denomina essas despesas como os ‘Is’. São estes: IPTU, IPVA, investimento no material escolar das crianças.
Caso ainda sobre uma parte do 13º salário, Márcia dá o conselho de utilizar no Natal, especialmente. Dessa forma, o cidadão evitaria comprar presentes parcelados. Isso resultaria em dívida assumida logo no início do ano que vem.
Confira a calculadora de 13º salário do FDR: