Crise no Facebook? Empresa demite número SURPREENDENTE de funcionários

Nesta quarta-feira (9), a Meta, dona do Facebook, anunciou a demissão de mais de 11 mil funcionários. O número representa aproximadamente 13% do quadro global. O fundador e CEO da companhia, Mark Zuckerberg, afirma que esta é uma “das mudanças mais difíceis na história” da empresa.

Crise no Facebook? Empresa demite número SURPREENDENTE de funcionários
Crise no Facebook? Empresa demite número SURPREENDENTE de funcionários (Imagem: Montagem do FDR)

Em comunicado, o fundador do Facebook assumiu a responsabilidade pela decisão em demitir os funcionários da empresa. O executivo informou que os desligamentos são precisos para que a companhia seja mais eficiente e enxuta.

O fundador do Facebook também comunicou que a empresa estenderá o “congelamento” de contratações de funcionários até o primeiro trimestre.

Com relação aos trabalhadores demitidos nos Estados Unidos, a Meta pagará uma indenização de 16 semanas de salários base, mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço — sem limite.

Nos casos fora dos EUA, a dona do Facebook cita que haverá um apoio semelhante, e seguirá, em breve, com processos separados que considerem as leis locas de emprego.

Justificativa do dono do Facebook para as demissões

Segundo o dono do Facebook, no começo da pandemia de coronavírus, rapidamente, o mundo se moveu para a área digital. Com isso, “a onda de comércio eletrônico levou a um crescimento maior de receita”.

Diante disso, o executivo afirma que muitos “previram que esta seria uma aceleração permanente. Por também acreditar nisso, ele tomou a decisão de elevar consideravelmente seus investimentos.

“Infelizmente, isso não saiu como eu esperava. Não só o comércio on-line voltou às tendências anteriores, mas a crise macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de sinal de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava. Eu errei e assumo a reponsabilidade”, afirma.

Zuckerberg declara que, nesse ambiente novo, a companhia precisa se tornar mais eficiente em capital.

Nesse sentido, ele revela que a Meta transferiu mais valores para um número menor de áreas de crescimento de alta prioridade — como seu mecanismo de descoberta de inteligência artificial, seus anúncios e plataformas de negócios e sua visão de longo prazo para o metaverso.

Reduzimos custos em nossos negócios, incluindo redimensionamento de orçamentos, redução de regalias e de nossos gastos imobiliários. Estamos reestruturando equipes para aumentar nossa eficiência”, argumenta.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile