CUIDADO investidor: Saiba como NÃO cair em uma pirâmide financeira

Convidaram você para entrar em um investimento com alto retorno mensal? Cuidado, ninguém dá dinheiro de graça, você pode estar entrando em uma Pirâmide financeira! Toda Pirâmide paga bem no início, caso contrário, novas pessoas não entrariam; depois pedirão para você convidar pessoas e no final da história a Pirâmide irá quebrar!

Muitas pessoas sabem que estão entrando em uma Pirâmide Financeira, mas querem ser espertos achando que vão entrar e sair antes de quebrar, mas não se importam com uma questão delicada, pessoas que entrarão depois serão muito prejudicadas, perdendo suas economias, lamentável!

Para que você não entre nesse golpe e invista de verdade, leia atentamente.

O que é Pirâmide financeira

É um crime no qual há promessa de altos retornos financeiros de forma rápida, fácil e sem riscos. Os comandantes da pirâmide dizem que é uma empresa que está crescendo com um serviço inovador. As pessoas são convencidas, entram na pirâmide, recebem retorno no início e aí acabam colocando mais dinheiro e, depois são persuadidas a convidar novas pessoas, pois receberá dinheiro sobre as indicações, com o tempo o golpe cai.

A pirâmide só sobrevive graças a entrada de novas pessoas, pois o dinheiro novo que entra no negócio, é que paga as pessoas que entraram antes, pois na realidade não existe o tal serviço inovador, as pessoas que vão entrando trazem dinheiro para o esquema e esse dinheiro é repassado até chegar ao topo da pirâmide.

Exemplificando: Você indicou alguém? Receberá comissão sobre o que essa pessoa investiu, quem colocou você na pirâmide, receberá sobre o que você aplicou e por aí vai.

A partir do momento que a Pirâmide cresce muito e há dificuldade em conseguir novas pessoas, a Pirâmide passa a pagar menos, atrasar os pagamentos até que o negócio acaba, na maioria das vezes. Os idealizadores do esquema fogem com o que tiver de dinheiro e muitas pessoas tomam prejuízo.

Tipos mais comuns de Pirâmides financeiras

Atualmente quem convida para entrar em uma pirâmide, afirma que a suposta empresa de investimentos obtém ganhos com algo inovador de tecnologia, criptomoedas e marketing digital. Acredito que em breve irão começar as pirâmides financeiras dizendo que ganham dinheiro através do metaverso, se já não lançaram.

Muitas pessoas já foram presas por esse crime, os casos mais famosos são da GAS Consultoria, Unick, Telexfree, Boi Gordo e Avestruz Master.

Promessa de altos ganhos sem risco

É comum uma Pirâmide oferecer retorno financeiro de 1% ao dia ou dobrar o valor investido em poucos meses, tudo isso sem risco e de forma garantida.

Não existe retornos tão expressivos no curto prazo, se houvesse grandes empresários não precisariam ter uma empresa, bastaria fazer o tal investimento e não fazer mais nada da vida. E, outro fator, se essas pessoas conseguem “dobrar” o valor investido em pouco tempo, por que estão convidando outras pessoas? Você cria um produto, começa a ganhar muito dinheiro com ele e convida outras pessoas para entrar?

Tudo na vida e nos investimentos tem risco, até a Poupança tem risco, não caia nessa.

Você vai receber no início

Como eu disse acima, se a empresa não pagar no início, a pirâmide nunca irá conseguir novas pessoas e fazer com que as pessoas que já entraram coloquem mais dinheiro.

Conheço pessoas que conseguiram ficar mais de 1 ano em uma Pirâmide e não tiveram prejuízo, mas apenas pelo fenômeno da sorte, pois depois a Pirâmide quebrou. Através da minha consultoria financeira, já livrei muitos clientes que tinham dinheiro em Pirâmide, depois com o tempo a Pirâmide quebrou e eles agradeceram imensamente. Se você quer mais do meu trabalho, me siga no Instagram (@financas.vc), aproveite, tem muitas dicas diárias:

https://www.instagram.com/financas.vc/

Retorno do investimento é fixo

Criptomoeda, ações da bolsa e até mesmo o rendimento da renda fixa não são iguais, na renda fixa ainda é mais previsível, mas o rendimento também sofre variações conforme a queda ou a alta da Selic.

O Bitcoin, por exemplo, caiu mais de 60% nos últimos meses, como uma empresa que diz que investe em Bitcoin entrega a você retorno de “10%” ao mês? Não há fundamento, se a empresa fosse de Bitcoin, ela teria prejuízo no período.

Pesquise a empresa

Pesquise sobre a empresa no Google e no site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) se há o registro da empresa.

Um forte abraço e bons investimentos!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Cleiton Vicente
Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos em finanças. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.