Trabalhando desde o início da semana, a equipe de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), definiu na última terça-feira quem serão os nomes que vão coordenar as ações para o estabelecimento da nova gestão na economia.
Contando com quatro nomes bastante respeitados no cenário nacional, a equipe de economia de Lula será encabeçada pelos pais do Plano Real, Pérsio Arida e André Lara Resende, além de petistas históricos como Nelson Barbosa e Guilherme Mello.
Os integrantes da equipe foram anunciados pelo coordenador da força-tarefa de transição, Geraldo Alckmin (PSB). O vice-presidente eleito ainda fez questão de salientar que o foco mais urgente nesta primeira etapa de estabelecimento do governo é a garantia dos programas sociais.
Conheça os integrantes da pasta de economia do governo Lula
Ex-ministro da Economia e do Planejamento da gestão de Dilma Rousseff (PT), Nelson Barbosa tem uma íntima ligação com os governos petistas na área econômica.
Após a vitória de Lula nas urnas, o economista lançou um artigo que projetou a necessidade de um aumento de R$ 200 bilhões em gastos adicionais para manter os programas sociais.
Vale lembrar que a manutenção do Auxílio Brasil – novamente sob o nome de Bolsa Família – no valor de R$ 600 foi uma das principais promessas de campanha de Lula e que, por isso, vem pautando os trabalhos na tentativa da aprovação da chamada PEC da transição.
Coordenador da área econômica do plano de governo de Lula, o economista da Unicamp, Guilherme Mello é o segundo nome da equipe de planejamento. O profissional integra a Fundação Perseu Abramo, criada pelo Partido dos Trabalhadores para fomentar projetos político-culturais.
Bastante identificados com o PSDB por fazerem parte do grupo que criou o Plano Real, juntamente com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Árida e André Lara Resende chegaram ao governo devido às boas relações com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Outro integrante que também surge como provável conselheiro para a formação da política econômica do governo Lula é o de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda do governo Dilma.