INSS convoca seus NOVOS segurados para receberem o 13º salário. Veja o calendário e valores

Como acontece anualmente, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão um abono especial de Natal, o popularmente conhecido 13º salário. Porém, uma parte dos beneficiários já recebeu o abono, que costuma ser pago em cota única entre novembro e dezembro. Entenda quem ainda vai receber o 13º do INSS.

Veja quem ainda recebe 13º salário do INSS este ano. (Imagem: Montagem FDR)

Neste ano de 2022, a autarquia decidiu adiantar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas que têm direito ao abono. O motivo foram os efeitos da crise causada pela pandemia de Covid-19. Portanto, milhões de beneficiários já receberam essa parcela no primeiro semestre do ano.

O 13º salário do INSS será pago entre novembro e dezembro apenas a quem se cadastrou como segurado a partir de março de 2022. Somente esses novos beneficiários não receberam a parcela adiantada do décimo terceiro deste ano.

QUEM VAI RECEBER O 14º SALÁRIO DO INSS? VEJA O QUE JÁ SABEMOS SOBRE OS PAGAMENTOS!

Qual o valor do 13º salário do INSS?

Os novos segurados do INSS que receberão o 13º salário no final deste ano devem calcular a parcela de acordo com a quantidade de meses que receberam o benefício. Se um aposentado ou pensionista começou a receber o seu pagamento previdenciário em julho de 2022, será beneficiado com um 13º salário proporcional a esses seis meses.

Como já acontece com o benefício mensal, a parcela do 13º salário será liberada de acordo com o dígito final do número previdenciário. O dígito a que o calendário se refere é o último antes do traço. Primeiro serão pagos os segurados que recebem até o valor de um salário mínimo (R$ 1.212,00), e em seguida os que recebem mais que um salário mínimo.

Cálculo:

Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.

Calendário de pagamento do 13º do INSS para segurados que recebem até um salário mínimo

Calendário de pagamento do 13º do INSS para segurados que recebem mais que um salário mínimo

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile