SALESóPOLIS, SP — Dois anos vivendo em ritmo de pandemia da Covid-19, a população ainda tem que se adaptar ao novo momento. E pensando neste cenário, o Instituto de Previdência e Assistência da Prefeitura do Rio (Previ-Rio) trouxe novidades para a realização da prova de vida dos seus servidores. Aqueles que estão com o procedimento atrasado ganharam uma nova data de vencimento.

Dados levantados e divulgados pela Previ-Rio mostra que ainda existem pelo menos 72 mil servidores inativos e pensionistas que não realizaram a prova de vida neste ano. Deste total, 3 mil pessoas não completaram essa etapa obrigatória até o mês de outubro. Por isso, esse grupo foi convocado pela instituição para que realize a comprovação de vida e cumpra com as regras.
O procedimento de comprovação de vida é obrigatório, e não vale apenas para os aposentados e pensionistas da Previ-Rio. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também coloca esse procedimento como uma obrigação para os segurados, mas em 2022 ele está temporiamente suspenso na Previdência Social.
É por meio da prova de vida que a instituição entende que o cidadão continua recebendo seu benefício sem nenhum tipo de fraude. Quem não fizer a prova de vida dentro do prazo estabelecido pela instituição terá o seu pagamento suspenso a partir de janeiro de 2023, até que regularize o recadastramento.
Como fazer a prova de vida do Prev-Rio?
Para saber se é um dos 73 mil convocados a realizar a prova de vida do Prev-Rio é fácil, basta se lembrar se realizou ou não o procedimento neste ano. Quem não cumpriu com o calendário e deixou de fazer a comprovação, deve por obrigação realiza-la até 31 de dezembro de 2022.
Caso não faça, como foi dito, haverá o bloqueio do pagamento a partir de janeiro do próximo ano até que o servidor realize a atualização e recadastramento. O procedimento é presencial, e acontece dessa maneira:
- Compareça em qualquer agência do banco Santander no país;
- Apresente documento de identidade com foto, válido em todo o território nacional, e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Confirme seus dados com um agente bancário;
- Pronto, a prova de vida foi realizada.
Aqueles que por algum motivo não puderem comparecer até uma agência do banco devem ligar para o Disque-Servidor, por meio do telefone (21) 2599-4746, para que o interessado seja orientado sobre o procedimento a adotar.