Prova de vida ganha novo prazo de renovação para servidores do Rio de Janeiro

SALESóPOLIS, SP — Dois anos vivendo em ritmo de pandemia da Covid-19, a população ainda tem que se adaptar ao novo momento. E pensando neste cenário, o Instituto de Previdência e Assistência da Prefeitura do Rio (Previ-Rio) trouxe novidades para a realização da prova de vida dos seus servidores. Aqueles que estão com o procedimento atrasado ganharam uma nova data de vencimento.

Prova de vida do INSS ganha novo prazo de renovação para manter os benefícios
Prova de vida ganha novo prazo de renovação para servidores do Rio de Janeiro (Imagem: FDR)

Dados levantados e divulgados pela Previ-Rio mostra que ainda existem pelo menos 72 mil servidores inativos e pensionistas que não realizaram a prova de vida neste ano. Deste total, 3 mil pessoas não completaram essa etapa obrigatória até o mês de outubro. Por isso, esse grupo foi convocado pela instituição para que realize a comprovação de vida e cumpra com as regras.

O procedimento de comprovação de vida é obrigatório, e não vale apenas para os aposentados e pensionistas da Previ-Rio. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também coloca esse procedimento como uma obrigação para os segurados, mas em 2022 ele está temporiamente suspenso na Previdência Social.

É por meio da prova de vida que a instituição entende que o cidadão continua recebendo seu benefício sem nenhum tipo de fraude. Quem não fizer a prova de vida dentro do prazo estabelecido pela instituição terá o seu pagamento suspenso a partir de janeiro de 2023, até que regularize o recadastramento.

Como fazer a prova de vida do Prev-Rio?

Para saber se é um dos 73 mil convocados a realizar a prova de vida do Prev-Rio é fácil, basta se lembrar se realizou ou não o procedimento neste ano. Quem não cumpriu com o calendário e deixou de fazer a comprovação, deve por obrigação realiza-la até 31 de dezembro de 2022. 

Caso não faça, como foi dito, haverá o bloqueio do pagamento a partir de janeiro do próximo ano até que o servidor realize a atualização e recadastramento. O procedimento é presencial, e acontece dessa maneira:

  • Compareça em qualquer agência do banco Santander no país;
  • Apresente documento de identidade com foto, válido em todo o território nacional, e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Confirme seus dados com um agente bancário;
  • Pronto, a prova de vida foi realizada.

Aqueles que por algum motivo não puderem comparecer até uma agência do banco devem ligar para o  Disque-Servidor, por meio do telefone (21) 2599-4746, para que o interessado seja orientado sobre o procedimento a adotar.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com