Em sua conta oficial no Twitter, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva publicou uma enquete direcionada aos brasileiros para que opinem sobre a volta do horário de verão em 2023. Em abril de 2019, o atual presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida que adiantava o relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro.
A justificativa para a adoção do horário de verão é a economia de energia. Com o adiantamento dos relógios em uma hora, são modificados os hábitos de consumo e as rotinas de trabalho de parte dos brasileiros.
A decisão de Bolsonaro pela suspensão da medida foi baseada em informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), que indicou como quase nula a economia de energia durante o horário de verão.
Em seu terceiro mandato, Lula deve reavaliar a questão. O governo pretende investigar se o cenário continua o mesmo do apontado em 2019, já que a geração de energia solar aumentou nos últimos anos. A possível volta do horário de verão pode ampliar ainda mais o uso da energia gerada pelo sol no horário de maior consumo, reduzindo o uso de outras fontes.
Enquete sobre a volta do horário de verão
Na última segunda-feira (7), Lula escreveu no Twitter: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”, seguido por uma enquete para os usuários responderem “sim” ou “não”. O presidente, que tem mais de 6 milhões de seguidores na rede social, recebeu apoio de eleitores anônimos e famosos, mas as opiniões estão divididas.
O influenciador Felipe Neto respondeu o tweet de Lula com empolgação: “PELO AMOR DE DEUS SIM”, escreveu. A futura primeira-dama do Brasil, Janja Lula Silva, também concordou: “Simmmmm”. Até o meio-dia da terça-feira (8), 67,2% dos mais de 2 milhões de votos na enquete indicavam que o horário de verão deveria, sim, voltar. Os que discordam da medida somavam 32,8%.
O ator Bruno Gagliasso também abordou o tema em suas redes sociais. O artista se dirigiu ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que está coordenando o plano de transição do governo. “Inclua a volta do horário de verão no plano de transição. Horário de verão é o Brasil feliz de novo”, declarou Gagliasso.