Com a chegada do fim de ano as responsabilidades financeiras aumentam. Impostos, festas e escolas se destacam nesta lista. Quem tem filhos já conhece a dor de cabeça em lidar com as despesas educacionais, especialmente com o material escolar mais caro a cada ano que se passa.
Novembro pode ser uma época pouco convencional para a compra de material escolar. Mas contrariando a crença popular, pode ser um dos períodos mais viáveis para este tipo de gasto.
Em janeiro, a tendência é que o material escolar tenha aumentos expressivos. Por isso, é importante se lembrar que na última sexta-feira de novembro acontece a black-friday. Esta é a maior data com promoções e descontos a nível global.
No entanto, existem algumas outras maneiras de economizar na hora de comprar o material escolar. O FDR separou as principais dicas para você, consumidor. Confira!
Economias na compra do material escolar
Compre com antecedência
No começo e na metade do ano é comum ter um aumento no preço dos materiais escolares, pois é quando o ano letivo ou o novo semestre estão prestes a começar.
Como a lei da oferta e da procura não costuma falhar, a dica é se antecipar e comprar quando a procura não costuma estar em alta. Em geral, um mês de antecedência é um bom período.
Faça duas listas
Separe a lista de itens entre os essenciais e os secundários. Desse modo, fica fácil perceber o que deve ser priorizado caso precise gastar mais.
Por exemplo: lápis e cartolina. Imagina-se que o lápis será mais utilizado pelo aluno do que a cartolina, por isso, vale a pena investir mais no primeiro do que na segunda.
Verifique os itens que você já possui
Na correria do dia a dia nem sempre é possível verificar os itens que já temos em casa. Por isso, dedicar um tempo a listar os itens que já se tem evita uma compra desnecessária.
Pesquise na internet
Em alguns casos, é mais barato comprar pela internet do que na loja física. Existe o valor do frete, é verdade, mas alguns sites oferecem fretes grátis quando se gasta mais do que determinado valor.
Além disso, há a comodidade de receber o que se precisa em casa. Aproveite também o universo online e compare preços em sites especializados, assim você garante que está pagando o menor preço.
Compare os preços
Essa dica é antiga, é verdade, mas continua atual. Pesquise em três ou quatro estabelecimentos diferentes, anote os preços de cada material para comprar o item no que estiver mais em conta.
Nem sempre é necessário deslocar-se grandes distâncias para fazer essa pesquisa. Em muitos casos, papelarias e outras lojas que vendem materiais para escola ficam próximas, de modo que a pesquisa de preço pode ser feita em poucas horas. Além disso, ao ir com uma lista no estabelecimento, otimiza-se o tempo na procura pelos itens.