Para além da compra de produtos, a Black Friday também construiu, no Brasil, uma cultura de descontos em outros setores da economia. Dessa vez, as distribuidoras de energia elétrica resolveram entrar na jogada e oferecer abatimentos aos consumidores que possuem dívidas por contas de luz atrasadas.
Dessa forma, empresas responsáveis pela luz elétrica em municípios de 14 dos 26 estados brasileiros já preparam planos para dar descontos entre 30% e 90%, além de parcelamentos em até 24 vezes de dívidas dos consumidores.
Veja quais fornecedoras prometem descontos na Black Friday
Entre as maiores fornecedoras de energia do Brasil, a Energisa, que possui 11 distribuidoras em 862 municípios, irá disponibilizar a possibilidade de quitação dos débitos de maneira facilitada até o próximo dia 30 de novembro.
Para isso, basta ao cliente entrar em contato com a concessionária pelos canais de comunicação da empresa: aplicativo Energisa On, Whatsapp e pelo site do grupo. O consumidor precisará ter os dados dos seus documentos pessoais (RG e CPF) para solicitar a proposta.
O caso será analisado pela distribuidora que inclui entre os benefícios possíveis: isenção total dos juros e multa, além da correção monetária para quem pagar os valores pendentes à vista. Dessa forma, é possível chegar a até 50% de desconto da dívida Entretanto, caso o cliente opte pelo parcelamento, a Energisa também disponibilizará o pagamento em até 24 vezes no cartão de crédito ou boleto.
Demais distribuidoras
A Light, responsável pela distribuição da capital do Rio de Janeiro e outros 31 municípios, também irá aderir aos descontos para incentivar a regularização dos débitos na Black Friday. A negociação será feita exclusivamente através da agência digital da empresa e não poderá ser contratada por clientes com parcelamento ativo.
Cada cliente terá sua situação analisada de maneira individual e o abatimento da dívida poderá chegar até 90%. Além disso, caso o débito seja pago no cartão de crédito, a empresa ainda disponibiliza o parcelamento em 24 meses.
Por fim, a Enel, empresa que atende municípios de Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, também propõe benefícios para quem quiser utilizar o mês de novembro para quitar seus débitos relacionados a contas de luz.
Com descontos de até 30%, os clientes terão prazos de pagamento variando de acordo com o tempo de existência do débito. Para casos de contas em aberto entre dois e seis meses de atraso, o pagamento poderá ser parcelado em até 21 meses. Entretanto, para quem tem dívidas com mais de 180 dias com a concessionária, o parcelamento será restrito a seis vezes.
Para efetuar a negociação com a distribuidora, o cliente poderá procurar as lojas da Enel ou ligar para a Central de atendimento da empresa. Caso opte pelo pagamento por cartão de crédito, é necessário abrir o processo através do site da concessionária.