O que não pode faltar na REDAÇÃO do ENEM 2022?

A prova de redação do ENEM 2022 tem deixado muitos estudantes aflitos. Afinal, o peso dela é importante para todos os cursos sendo, inclusive, critério de desempate. Com a aproximação das provas, é importante ficar atento aos pontos que não podem faltar no seu texto.

O que não pode faltar na REDAÇÃO do ENEM 2022?
O que não pode faltar na REDAÇÃO do ENEM 2022? (Imagem: FDR

Um dos maiores medos de quem vai fazer a prova do ENEM 2022 é a redação, principalmente pelo fato do tema ser sempre uma surpresa. Essa é uma daquelas provas “coringa”, pois, é importante para todos os candidatos independente da área que pretende seguir no ensino superior.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio desse ano acontecem nos dias 13 e 20 de novembro, sendo que a redação é feita no primeiro domingo de provas.

O que não pode falar na redação do ENEM 2022?

Antes de tudo é necessário entender o que é o texto dissertativo argumentativo que é cobrado no exame.

Ele se trata de um tipo de produção em que você tem que defender o seu ponto de vista através de argumentos.

Então, o primeiro ponto necessário no seu texto são os argumentos, eles devem ser baseados em evidências.

Por exemplo, dados oficiais, pesquisas, contexto histórico, entre outros. Quanto mais ligados ao tema e mais verídicos, melhor é para o estudante.

Esses argumentos também devem ter relação com outras áreas, isso mostra o conhecimento de mundo do participante, inclusive, esse é um dos tópicos cobrados na hora da correção.

Proposta de intervenção, s tema da do ENEM 2022, provavelmente, trará uma problemática, é esperado que o candidato consiga propor uma intervenção, ou seja, uma solução para o problema encontrado.

Dentro dessa proposta de intervenção é necessário atribuir os seguintes pontos:

  1. Solução para o problema
  2. Quem vai executar a ação
  3. Como viabilizar a solução
  4. Qual o efeito esperado
  5. Detalhamento da solução, pode-se, inclusive, acrescentar outros tópicos para a solução

Ah, por último, jamais escreva seu texto na primeira pessoa do singular, nada de colocar “eu acho”, “eu acredito” ou expressões parecidas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.