Como funciona o ENEM Digital? Prova é feita de casa? Quem pode fazer?

Terceiro ano de aplicação do ENEM Digital e é comum encontrar pessoas que ainda não conhecem essa modalidade. A aplicação dessa modalidade acontece, assim como a impressa, nos dias 13 e 20 de novembro desse ano.

Como funciona o ENEM Digital? Prova é feita de casa? Quem pode fazer?
Como funciona o ENEM Digital? Prova é feita de casa? Quem pode fazer? (Imagem: FDR)

Parece que o Exame Nacional do Ensino Médio feito pelo computador é uma realidade que veio para ficar. O ENEM Digital será aplicado juntamente com o impresso nesse ano, diferente de 2021 em que as provas aconteceram em datas diferentes.

Poderá participar dessa versão apenas que fez a solicitação durante a inscrição. Você sabe como esse tipo de prova funciona? Não, então, nós te explicamos.

Como funciona o ENEM Digital?

Para participar dessa versão do ENEM 2022 o candidato terá de que se dirigir até o local de prova, assim como acontece com a versão impressa. Isso mesmo, a prova do ENEM Digital não pode ser respondida em casa.

Os locais disponibilizados têm toda a estrutura necessária para o participante fazer a prova, incluindo técnicos disponíveis.

Se você vai participar dessa modalidade saiba que: as questões, o tempo de prova e o tema da redação serão os mesmos do exame impresso. O que muda é o fato de que você fará a redação à mão, mas, responderá as questões pelo computador.

As regras também são as mesmas, por exemplo, é proibido permanecer nos locais de prova fazendo uso de eletrônicos como celulares e calculadoras.

Para que serve o ENEM Digital?

De forma simples, o exame serve também para entrar em universidade e institutos de ensino superior, em termos de nota não há diferença entre as modalidades.

Quando anunciada em 2020 essa versão aconteceu apenas em algumas capitais, o Acre, por exemplo, ficou de fora. A ideia é que, aos poucos, a prova digital substituta a impressa, diminuindo o gasto com impressa, e em 2026 apenas sejam realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio pelo computador.

Uma das vantagens desse tipo de aplicação é a possibilidade de utilizar mais recursos tecnológicos, como gráficos e vídeos, que poderão auxiliar os participantes a responder as perguntas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.