USP estuda abandonar o SiSU como forma de ingresso

Estudantes que desejam estudar na USP devem ficar atentos, pois, o processo seletivo da universidade pode mudar em breve. A instituição aderiu ao SiSU em 2015, que passou a ser uma das formas de ingresso.

USP estuda abandonar o SiSU como forma de ingresso
USP estuda abandonar o SiSU como forma de ingresso (Imagem: Montagem FDR)

Atualmente as formas de ingresso na Universidade de São Paulo são através do vestibular da Fuvest, pelo SiSU ou através das Olimpíadas Científicas. No entanto, a USP estuda modificar isso e deixar de fazer parte do Sistema de Seleção Unificada.

Nova forma de ingresso na USP

Na última semana, durante uma reunião, o Conselho de Graduação da USP aprovou por unanimidade a implantação de um novo sistema de ingresso de estudantes. A seleção deve ser feita utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas, feita pela própria USP.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário, após isso, poderá ser válida já para ingresso em 2023, a partir de agora a seleção será feita também pela FUVEST, já responsável pelo vestibular.

A nova forma de ingresso se chamará Enem-USP.

“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado.

A USP oferece nesse ano 11.147 vagas em cursos de graduação, sendo:

8.211 pelo vestibular da Fuvest

  • 954 reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência;
  • 169 vagas para candidatos EP (Escola Pública);
  • 088 para EP/PPI (Escola Pública/Pretos, Pardos e Indígenas).

2.936 vagas para o Enem-USP.

  •  606 vagas para Ampla Concorrência;
  • 237 para estudantes EP
  • 093 para estudantes EP/PPI.

A Universidade de São Paulo deve publicar um edital completo com todas as informações sobre essa modalidade de ingresso, caso ela seja aprovada em todas as instâncias.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.