Criminosos estão usando a CONTA DE ENERGIA para dar GOLPE envolvendo o PIX

Foi feito um alerta pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) de que bandidos estão utilizando a conta de energia para aplicar golpes através do PIX. A empresa já recebe o pagamento das contas de luz através do PIX de pelo menos 600 mil clientes por mês.

Por conta deste alto número de clientes que optaram por esta forma de pagamento, criminosos vem tentando confundir os clientes da empresa, geralmente utilizando boletos falsos  e WhatsApp que não são oficiais da Cemig.

A companhia de energia elétrica aceita pagamento via PIX desde 2021, após observar o sucesso da modalidade de pagamento.

Wellington Cancian, gerente de operações de Receita da Cemig, disse que em casos de golpe ou desconto de saldo em nome da Cemig e não reconhecido pelo cliente, ele deve  contatar a empresa.

“O primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web. O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito”, explicou a empresa ao Estado de Minas.

Também foi orientado que todos os clientes precisam conferir os dados do remetente do boleto. Para a Cemig, o cliente verá o CNPJ da empresa, o mesmo que está impresso na fatura, e o nome Cemig como beneficiário.

A Cemig explicou ainda a maneira certa de fazer pagamentos das contas de energia através do PIX. O cliente precisa fazer a leitura do QRCode utilizando a câmera do celular e efetuar o pagamento da fatura através do aplicativo do seu banco. O QRCode está impresso no campo “Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores” da conta ou ao lado do código de barras tradicional.

Para casos de segunda via da conta, o cliente também pode usar o PIX, bastado solicitar a 2° via digital através do Cemig Atende Web ou pelo WhatsApp 31 3506-1160.

Usando o aplicativo Cemig Atende, o cliente também pode utilizar a ferramenta “copia-cola” do código PIX para autorizar o pagamento no banco digital que preferir, sem precisar usar a câmera do celular.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile