A importância da revisão de GASTOS para o ORÇAMENTO render mais. Confira nossas dicas

Desenvolver uma educação financeira é um passo importante para quem vive de renda no Brasil. Ter cuidado em seus gastos pode fazer muita diferença na hora de fechar o orçamento mensal.

A importância da revisão de GASTOS para o ORÇAMENTO render mais. Confira nossas dicas
A importância da revisão de GASTOS para o ORÇAMENTO render mais. Confira nossas dicas (Imagem: Montagem/FDR)

Neste ano, milhões de brasileiros contraíram dívidas que poderiam ser evitadas com um pouco de cuidado e educação financeira. Tomar esse passo pode ajudar inclusive a fazer sobrar um pouco de dinheiro no orçamento ao final do mês que pode ser melhor utilizado.

Os gastos com supérfluos costumam passar despercebidos pois não é incluso na maioria dos orçamentos familiares. Essa falta de planejamento faz parecer que o dinheiro está sobrando, quando muitas vezes ele só não está fazendo falta naquele momento. 

Com uma melhor orientação, é possível ter maior equilíbrio na hora de fazer o pagamento de gastos essenciais e ainda sobrar. Contanto que essa sobra seja aplicada em algo de interesse real, e não se perca ao longo dos dias sem ser contabilizada. 

Quando não existe esse tipo de controle do destino para o dinheiro, ele se torna muito volátil, e contas importantes costumam ficar defasadas. Com essa dificuldade em fechar o orçamento, acabam sendo geradas dívidas que consomem ainda mais a renda mensal com juros que poderiam não ser pagos.

Confira algumas dicas para otimizar o orçamento

O primeiro passo para organizar melhor os gastos familiares é definir as prioridades e entender como está a situação de uma forma geral. É bom incluir todos os membros familiares nesse tipo de conversa para conscientizar e até educar.

Entre os custos essenciais devem entrar o preço do aluguel, a média de conta de luz paga, o valor de mensalidades de escolas e faculdades. De forma geral, todos os gastos que já são constantes todos os meses, incluindo uma média de quanto é gasto com alimentação.

Outro dado bastante importante para se colocar nesta listagem inicial é qualquer dívida que ainda esteja sendo paga. É importante ter noção do valor completo que ainda precisa ser pago para tentar renegociações. 

Com todo esse levantamento bem estruturado, agora é o momento de entender a renda mensal do grupo. Tudo deve ser levado em conta. Para trabalhadores sem salário estabelecido, pode ser calculada uma média da renda mensal dos últimos meses como dado. 

Em seguida é necessário retirar do montante mensal os gastos. Somente assim é possível ter ideia de quanto realmente “sobra” para gastos eventuais. É importante que o grupo possa escolher como quer distribuir o restante. E definir se alguma necessidade pontual que vai ser prioridade para o uso daquela verba.

O importante é que o valor pago para as necessidades mais importantes e constantes esteja separado antes de gastar a renda com outras coisas. Com essa atitude, é possível ter mais consciência sobre a própria situação financeira, e fazer melhores escolhas. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Thaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.