Quem está na frente, Lula ou Bolsonaro? Veja os possíveis ganhadores da eleição 2022

Pontos-chave
  • Lula lidera pesquisa de intenção de votos com seis pontos de vantagem em relação a Bolsonaro;
  • Desempate entre os presidenciáveis acontecerá no dia 30 de outubro, próximo domingo;
  • 12 estados brasileiros também terão segundo turno para governador.

A mais recente pesquisa sobre as eleições 2022 realizada pela Genial/Quaest, foi divulgada na manhã desta quarta-feira, (26). Os dados apontam uma oscilação entre os presidenciáveis. Mas afinal, quem está na frente, Lula ou Bolsonaro?

Quem está na frente, Lula ou Bolsonaro? Veja os possíveis ganhadores da eleição 2022
Quem está na frente, Lula ou Bolsonaro? Veja os possíveis ganhadores da eleição 2022. (Imagem: FDR)

De acordo com os dados da pesquisa sobre as eleições 2022, Lula tem uma vantagem de seis pontos em relação ao atual presidente, ficando com 48% das intenções de voto. Enquanto isso, Jair Bolsonaro se mantém com 42%, mesma pontuação obtida na última semana.

A pesquisa sobre as eleições 2022 não apura somente as intenções de voto entre Lula ou Bolsonaro, como também os votos brancos, nulos e abstenções, que tiveram uma queda de 1%, passando de 6% para 5%. Outros 5% do eleitorado seguem indecisos sobre quem seria o melhor representante para o país nos próximos quatro anos.

Descontado o posicionamento destes eleitores, Lula teria 53% dos votos válidos e Bolsonaro ficaria com 47% das intenções de voto caso as eleições 2022 acontecessem hoje. Mediante a ponderação feita pelo modelo de eleitor provável, Lula fica com 52,1% contra 47,9% para Bolsonaro

O modelo foi adotado para o segundo turno das eleições 2022, sendo capaz de identificar os eleitores com a maior probabilidade de comparecer no dia do próximo pleito eleitoral, em 30 de outubro. Além do mais, 92% dos entrevistados afirmaram que o voto é definitivo

Na pesquisa de intenção de votos para as eleições 2022, 45% dos eleitores entrevistados afirmaram ter receio quanto à continuidade do Governo Bolsonaro por mais quatro anos. O índice conta com dois pontos percentuais a mais do que o resultado do levantamento anterior. 

Em contrapartida, 42% dos eleitores temem o retorno do governo petista, um ponto a menos do que os resultados de uma semana atrás. A 24ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu duas mil pessoas com mais de 16 anos entre os dias 23 e 25 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 123 municípios de 27 estados

O nível de confiança é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para mais ou para menos, em relação ao total da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00470/2022.

Intenções de voto para governador no segundo turno das eleições 2022

A menos de uma semana para o segundo turno das eleições 2022, 12 unidades federativas ainda precisam escolher um governador. No dia 30 de outubro a disputa acontecerá nos Estados de:

  1. Alagoas;
  2. Amazonas;
  3. Bahia;
  4. Espírito Santo;
  5. Mato Grosso do Sul;
  6. Paraíba;
  7. Pernambuco;
  8. Rio Grande do Sul;
  9. Rondônia;
  10. Santa Catarina;
  11. São Paulo;
  12. Sergipe.

Abaixo, confira os resultados sobre as intenções de votos em cada Estado:

Alagoas

No levantamento divulgado pelo Ipec/TV Gazeta Alagoas no dia 20 de outubro, Paulo Dantas (MDB) lidera a corrida pelo governo com 55% dos votos válidos ante 45% de Rodrigo Cunha (União Brasil).

Amazonas

Wilson Lima (União Brasil) lidera o levantamento Ipec/Rede Amazônica com 56% dos votos válidos. Seu rival, Eduardo Braga (MDB), tem 44%. A pesquisa foi divulgada no dia 19 de outubro.

Bahia

O levantamento do Ipec/TV Bahia, divulgado no dia 21 de outubro, aponta liderança, dentro da margem de empate técnico, de Jerônimo Rodrigues (PT). O petista conta com 52% dos votos válidos ante 48% de ACM Neto (União Brasil).

Espírito Santo

A última pesquisa Ipec/TV Gazeta, divulgada no dia 21 de outubro, indica vitória de Renato Casagrande (PSB) com 55% dos votos válidos contra 45% de Carlos Manato (PL).

Mato Grosso do Sul

Divulgada no dia 21 de outubro, a pesquisa Ipec/TV Morena aponta um empate entre Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB). Ambos os candidatos aparecem com 50% dos votos válidos.

Paraíba

O levantamento Ipec/TV Cabo Branco, divulgado no dia 20 de outubro, mostra um cenário de empate técnico entre João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB). Azevêdo conta com 53% dos votos válidos e Cunha 47%.

Pernambuco

De acordo com a pesquisa Ipec/TV Globo, Raquel Lyra (PSDB) lidera a disputa contra Marília Arraes (PSB). A tucana conta com 54% dos votos válidos ante 46% da sua rival. A pesquisa foi divulgada no dia 25 de outubro.

Rio Grande do Sul

No levantamento divulgado pelo Ipec/RBS no dia 21 de outubro, Eduardo Leite (PSDB) aparece na dianteira com 55% dos votos válidos. Seu rival, Onyx Lorenzoni (PL), tem 45%.

Rondônia

A pesquisa Ipec/Rede Amazônica, divulgada no dia 19 de outubro, aponta um empate entre Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL). Ambos os candidatos contam com 50% dos votos válidos.

Santa Catarina

Jorginho Mello (PL) lidera com folga a disputa pelo governo catarinense no último levantamento Ipec/NSC, divulgado no dia 18 de outubro. O candidato do PL conta com 69% dos votos válidos ante 31% do seu oponente, Décio Lima (PT).

São Paulo

A disputa pelo Estado paulista é liderada por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 52% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) conta com 48%. O levantamento, realizado pela Ipec/TV Globo, foi divulgado no dia 25 de outubro.

Sergipe

Realizada no dia 20 de outubro, a última pesquisa Ipec/TV Sergipe indica empate técnico entre Rogério Carvalho (PT) e Fábio Mitidieri (PSD). O petista conta com 51% dos votos válidos ante 49% do seu rival.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile