ELEIÇÕES 2022: saiba quem NÃO pode votar neste segundo turno

No dia 30 de outubro acontecerá o segundo turno das eleições 2022, em que os brasileiros deverão escolher o candidato à presidente da República para governar o país pelos próximos quatro anos. Em doze estados também será eleito o governador, já que no primeiro turno este cargo não foi escolhido. Embora a participação seja obrigatória para parte dos brasileiros, outros não são obrigados ao voto.

ELEIÇÕES 2022: saiba quem NÃO pode votar neste segundo turno
ELEIÇÕES 2022: saiba quem NÃO pode votar neste segundo turno (Imagem: FDR)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esperava 156 milhões de pessoas participando do primeiro turno das eleições 2022 em 2 de outubro, mas houve abstenção de pelo menos 34 milhões de pessoas. O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro, e são obrigados a votar as pessoas de 18 a 69 anos.

Enquanto isso, votam de forma facultativa aqueles que têm de 16 a 17 anos, ou são maiores de 70 anos, além dos analfabetos. Ainda assim, a participação deste grupo é somada na apuração das urnas, isso significa que embora a presença seja facultativa ela é válida.

Será por meio das eleições 2022 que os eleitores vão escolher o governante do país pelos próximos quatro anos, entre 2023 e 2026. Por isso a decisão deve ser bem estudada. Existem dois nomes disputando pelo cargo: Luís Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente, e Jair Messias Bolsonaro (PL) que busca a reeleição.

Documentos necessários para votar

O cidadão precisa ser reconhecido na sua seção eleitoral, por isso é importante levar um documento de identificação para votar nas eleições 2022. Não é necessário comparecer com o título de eleitor, isso significa que aqueles que estão sem o documento ainda poderão votar.

São aceitos os seguintes documentos:

Quem não pode votar nas eleições 2022?

O TSE informa quais grupos não podem votar nas eleições 2022, resumindo de uma maneira geral aqueles que não serão aceitas nas zonas e seções eleitorais. São eles:

Para saber qual a sua situação com a Justiça Eleitoral basta consultar no site do TSE, ou no App e-Título.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile