ELEIÇÕES 2022: veja o horário da votação que acontece neste domingo

Quase quatro semanas depois do primeiro turno das eleições 2022, que ocorreu em 2 de outubro, no próximo dia 30 os brasileiros voltam as urnas. Dessa vez o tempo de espera para participar do pleito deve ser menor, já que ao invés de cinco cargos serão escolhidos apenas dois em 12 estados brasileiros. Nos demais, apenas o cargo de presidente da República será votado.

ELEIÇÕES 2022: celular, camisa do Brasil e mais. Saiba o que é PROIBIDO na hora de votar
ELEIÇÕES 2022: veja o horário da votação que acontece neste domingo (Imagem: FDR)

São mais de 400 mil seções eleitorais espalhados por todo país, esperando que os eleitores compareçam no dia 30 de outubro para o segundo turno das eleições 2022. Dessa vez, apenas Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) disputam o cargo de presidente do país. Eles foram os dois nomes mais bem votados no primeiro pleito, e agora disputam o novo processo.

Nos seguintes estados também haverá a escolha para governador: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe. Nestes locais, ao entrar na cabine de votação primeiro o eleitor deve digitar os dois números para cargo de governador, em seguida dois números para presidente.

A participação é obrigatória para quem tem de 18 a 69 anos, e facultativa para quem tem de 16 a 17 anos ou acima de 70 anos. Quem não puder comparecer deve justificar sua ausência em um prazo de até 60 dias após as eleições 2022, caso contrário o cidadão fica em dívida com a Justiça Eleitoral. 

Horário da votação no 2° turno das eleições 2022

A novidade para as eleições 2022 é que o horário de votação segue o mesmo padrão para todo o país, seguindo o horário de Brasília. Por isso é importante estar atento ao fuso horário para determinados estados, onde o cronograma é diferente.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile