BENEFÍCIOS SOCIAIS: saiba quais pagamentos estão GARANTIDOS para 2023

Pontos-chave
  • Governo paga benefícios sociais que vão além do Auxílio Brasil e Vale-Gás em 2023;
  • No ano que vem, cidadão brasileiro pode ser atendido por benefícios trabalhistas e do INSS;
  • Auxílio Brasil e Vale-Gás ainda não foram garantidos para o próximo ano.

Faltando menos de três meses para o ano acabar, o Governo Federal já começa a se organizar para conseguir honrar todos os pagamentos futuros. Isso inclui os benefícios sociais que contemplam boa parte da população brasileira. 

BENEFÍCIOS SOCIAIS: saiba quais pagamentos estão GARANTIDOS para 2023
BENEFÍCIOS SOCIAIS: saiba quais pagamentos estão GARANTIDOS para 2023. (Imagem: FDR)

Os benefícios sociais garantidos para 2023 vão desde os recursos viabilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como as aposentadorias, pensões, auxílio-doença, até transferências de renda como o Auxílio Brasil e Vale-Gás. Alguns deles já foram regulamentados, outros permanecem com o futuro incerto.

É o caso do Auxílio Brasil e o Vale-Gás. Estes benefícios sociais consolidam as investidas do atual presidente da República, Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo Federal intensifica cada vez mais as investidas voltadas a ambos os programas se eleito. 

A mesma atitude tem sido tomada pelo rival, o ex-presidente e candidato às eleições, Luiz Inácio Lula da Silva. Famoso por promover benefícios sociais para a população vulnerável, o petista pretende retomar o Bolsa Família em 2023 se eleito. 

Se a promessa se concretizar, tanto o Auxílio Brasil quanto o Vale-Gás serão descontinuados. Tudo depende de qual será o resultado da votação prevista para acontecer no dia 30 de outubro.

Mas como mencionado, os benefícios sociais pagos pelo governo vão muito além. Abaixo, o FDR fará um breve resumo dos principais recursos pagos aos cidadãos brasileiros. Confira!

LULA VAI ACABAR COM O AUXÍLIO BRASIL? VEJA O QUE VAI ACONTECER CASO O CANDIDATO SEJA ELEITO!

Benefícios sociais do INSS

O INSS é o órgão responsável por executar a legislação da Previdência Social no Brasil. As ações previdenciárias contemplam os trabalhadores que realizam contribuições periódicas e se mantêm na qualidade de segurado. Ao todo, o instituto paga esses benefícios:

De todos os benefícios sociais mencionados acima, o auxílio-doença e o BPC são os mais famosos. Os conheça a seguir!

Auxílio-doença

O auxílio-doença é um dos benefícios mais conhecidos do INSS, ficando atrás apenas das aposentadorias e pensão por morte. No entanto, existem algumas incógnitas a respeito do pagamento deste recurso.

Antes de mais nada, é importante saber que o auxílio-doença ou benefício por incapacidade temporária, como passou a ser chamado após a Reforma da Previdência, é pago pelo INSS aos trabalhadores incapacitados e afastados do trabalho por mais de 15 dias. Lembre-se que o benefício está condicionado à realização da perícia médica.

BPC

Esta iniciativa é direcionada a grupos seletos, como idosos com mais de 64 anos, e pessoas com deficiência de todas as idades. A condição é que ambos precisam se enquadrar na linha de baixa renda. Mas apenas isso não basta, é preciso que os integrantes destes mesmos grupos cumpram alguns outros requisitos essenciais, como:

Conforme mencionado, a renda mínima para aquisição ao BPC deve ser de 1/4 do salário mínimo. No entanto, após a sanção da Lei nº 14.176, no dia 22 de julho de 2021, em casos excepcionais, a renda familiar per capita pode chegar a meio salário mínimo, condicionado às seguintes situações:

Benefícios sociais para trabalhadores

Os benefícios sociais pagos aos trabalhadores são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Portanto, o requisito principal para ter acesso a eles é trabalhar com carteira assinada. Veja alguns exemplos!

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos vários benefícios assistenciais direcionados aos trabalhadores com carteira assinada. O saldo do FGTS se assemelha a uma poupança, formada através do recolhimento de alíquotas mensais de 8% descontadas diretamente do salário bruto do funcionário. 

Cada empregador tem a responsabilidade de abrir em uma conta na titularidade de cada empregado junto à Caixa Econômica e fazer os depósitos mensalmente.

O FGTS é destinado a trabalhadores rurais, inclusive safreiros; contratados em regime temporário ou intermitente; avulso; diretor não empregado; empregado doméstico ou atleta profissional. Mas para isso, qualquer um deles deve se enquadrar nos seguintes requisitos:

Embora a demissão sem justa causa seja o modelo mais conhecido, existem alguns meios específicos de saque do FGTS sem que o trabalhador seja demitido. Ou seja, o benefício pode ser obtido enquanto exerce o cargo profissional.

Seguro-desemprego

Os trabalhadores dispensados sem justa causa têm a chance de receber de três a cinco parcelas do seguro-desemprego. O  valor exato dependerá de duas condições:

  1. O tempo em que o trabalhador prestou serviços com a carteira assinada;
  2. O valor das últimas três remunerações.

Concedido o direito ao seguro-desemprego, o cidadão tem de sete a 120 dias a partir da rescisão contratual para formalizar a solicitação do benefício. Destacando que este recurso foi o modo encontrado pelo Governo Federal para garantir a assistência financeira do trabalhador depois de uma demissão sem justa causa. 

Em outras palavras, é a forma de prover uma renda para a família até que a pessoa consiga um novo emprego. Tem direito ao seguro os seguintes trabalhadores:

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile