Prepare os bolsos: linhas de CRÉDITO estão no MAIOR patamar dos últimos 3 anos

Em agosto, o spread bancário médio, que se refere à diferença entre os juros cobrados por bancos em linhas de crédito e os juros pagos por essas instituições na captação de recursos chegou a 18,64 pontos percentuais. Os dados foram divulgados pelo Banco Central e apurados pelo Valor.

Prepare os bolsos: linhas de CRÉDITO estão no MAIOR patamar dos últimos 3 anos
Prepare os bolsos: linhas de CRÉDITO estão no MAIOR patamar dos últimos 3 anos (Imagem: Montagem/FDR)

Diante dos números recentes, o spread bancário médio chegou ao maior patamar desde novembro de 2019. O maior patamar dos últimos três anos acontece após o ciclo de aumento da taxa básica de juros, além da aceleração de ofertas de linhas de crédito mais caras.

O ciclo de alta da taxa Selic se iniciou em março do ano passado. Desde então, os juros saltaram da mínima histórica, de 2% ao ano, para os atuais 13,75% ao ano. Vale lembrar que a Selic influencia todas as taxas de juros do país.

O aumento do spread bancário médio acontece desde o último ano. O ciclo atual de crescimento foi influenciado, especialmente, pelo spread cobrado de pessoas físicas. Neste caso, o nível chegou a 24,38 pontos percentuais — o que também representa o maior nível em três anos.

Bancos oferecem linhas de crédito mais caras

Outro fator que pode explicar o aumento do spread bancário são as alterações na composição das carteiras de crédito. Mesmo que não haja um aumento efetivo na margem, os bancos têm oferecido linhas de crédito mais arriscadas — e, consequentemente, mais caras. Isso torna a média do spread maior.

Este cenário também está sendo observado desde o ano passado. Em meio à retomada da economia e do consumo após a fase mais crítica da pandemia de coronavírus, algumas linhas são favorecidas. Entre elas, estão o cheque especial e o cartão de crédito.

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada, com vínculo a uma conta de depósitos à vista. Desse modo, o banco oferece um limite de crédito rotativo ao cliente. Quando os valores são usados, existe a cobrança de juros.

No cartão de crédito, existe o rotativo — que é um tipo de crédito disponibilizado quando o consumidor não realiza o pagamento total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento. Entre as linhas de crédito, está é a mais cara do mercado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.