Acaba nesta semana o prazo para trabalhadores de algumas cidades terem direito ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os valores disponíveis são de até R$ 6.220 referentes ao saque calamidade.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço funciona como uma poupança que recebe um valor mensal do empregador para o funcionário. O montante é acumulado sem que o trabalhador tenha acesso permanente ao dinheiro, e só tendo direito à retirada em casos especiais.
Essa manutenção de um valor acumulado é importante pois o FGTS é uma forma de o trabalhador ter uma segurança financeira em caso de demissão. Ele funciona quando o fim do contrato trabalhista é feito sem justa causa, para que o funcionário não fique sem renda.
Uma das modalidades de saque que é disponibilizada para o trabalhador é o que diz respeito a desastres naturais. O saque calamidade é disponibilizado em casos específicos para ajudar o contribuinte a passar por um momento de emergência.
É esse tipo de saque que está disponível neste momento para alguns moradores de localidades específicas. Neste ano de 2022, o Brasil já registrou mais de 177 casos de disponibilização dentro dessa modalidade em todo o território brasileiro.
Os moradores da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro tem até quinta-feira (20) para retirarem o valor. A região foi abalada por diversos desastres naturais, que inclusive resultaram no falecimento de seus moradores.
Outro prazo que se estende até o final dessa semana é o dos trabalhadores que residem em Curitibanos. O saque de calamidade está disponibilizado pelo FGTS até o próximo domingo (23) para os beneficiários que residem neste local. Já os moradores de Joinville, Santa Catarina, têm até o dia 11 de dezembro para solicitar o saque.
Saque calamidade disponibilizado pelo FGTS
O saque calamidade é uma modalidade de retirada de valores disponibilizada pelo FGTS. Assim como o saque aniversário, ele também tem critérios para ser liberado para o trabalhador. E possui um valor limite que pode ser sacado.
Neste caso, o valor é liberado quando o governo municipal ou estadual decreta situação de emergência ou estado de calamidade pública. O trabalhador que solicitar esse saque precisa ter o saldo positivo, e respeitar o limite de até R$ 6.220.
Para solicitar o acesso ao montante, o trabalhador pode entrar em contato diretamente pelo aplicativo do FGTS. Basta estar dentro da localidade afetada por um desastre natural. Confira a lista que compila as situações em que o saque é disponibilizado:
- Enchentes ou inundações graduais;
- Enxurradas ou inundações bruscas;
- Alagamentos;
- Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
- Precipitações de granizos;
- Vendavais ou tempestades;
- Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
- Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
- Tornados e trombas d’água;
- Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.