- A estratégia de buy and hold tem foco no longo prazo;
- A escolha das ações tende a se passar pela análise fundamentalista;
- Existem pontos positivos e negativos no buy and hold.
Na área dos investimentos, existem diversas estratégias que podem ser adotadas pelas pessoas. Uma das mais conhecidas pelos investidores de ações na bolsa de valores é o ‘buy and hold’. Essa opção tende a ser considerada por quem tem objetivos de longo prazo.
Na tradução literal a estratégia buy and hold significa comprar e segurar. Ou seja, o investidor adquire ações sem o intuito de se desfazer desses ativos no curto prazo.
De modo geral, ao adotar o buy and hold, a pessoa busca obter lucros com a valorização das ações e recebimento de dividendos. Quando o investidor decide seguir por essa estratégia, é esperado que a empresa listada na bolsa de valores apresente evolução ao longo dos anos.
Geralmente, no curto prazo, as flutuações e volatilidade dos mercados são mais sensíveis a crises e notícias. Quem adota o buy and hold considera que os retornos de prazos mais longos tendem a diluir a volatilidade.
Ao investir com o foco no buy and and, o investidor tende a manter as respectivas ações na carteira até que aconteça algo que torne o ativo inviável.
De modo geral, a pessoa adota outra estratégia quando o valor dos papéis chega a uma cotação muito tão elevada que não há perspectiva de mais crescimento futuro. Outro caso de fuga desse método é quando a companhia de capital aberto altera o modelo de negócios que afeta suas operações.
Como funciona o buy and hold no mercado de ações
No mercado de ações, o investidor tem a opção de emitir ordens de compra e venda no momento que preferir. Quando o investidor segue a estratégia de buy and hold, existe um processo diferente de escolher os ativos a serem aplicados.
O processo tende a ser pautado na análise fundamentalista. Ou seja, antes de adquirir os papéis, o cidadão busca o máximo de informações sobre o mercado e a empresa de seu interesse.
Esse tipo de investidor acredita que alguns dos motivos que fazem o valor de mercado da companhia subir são as estimativas de crescimento e a relevância da empresa no mercado.
Outro tipo de análise existente no mercado é a análise técnica. Neste caso, o investidor busca observar o gráfico de variação do preço do ativo em certo período. Já para quem decide pela outra análise mais relacionada ao buy and hold, são observados os fundamentos da empresa.
As vantagens do buy and hold
Um dos pontos positivos em investir conforme o buy and hold é focar em ações desvalorizadas que podem gerar oportunidades futuras. Nessa situação, o investidor acaba não observando tanto as variações do mercado no curto e médio prazo.
Outra vantagem é que o investidor tende a gastar menos tempo para a manutenção da carteira de investimentos — em relação a outras estratégias existentes no mercado. De modo geral, a pessoa dedica tempo para verificar os resultados das companhias aplicadas e das de interesse.
Vale destacar que as empresas tendem a divulgar seus resultados financeiros trimestralmente. Com isso, a pessoa não precisa acompanhar as movimentações diárias dessas companhias listadas na bolsa. Consequentemente, a pessoa terá mais tempo para fazer outras atividades.
O buy and hold também é positivo pela redução de custos de operação. Dessa forma, o cidadão tem menores gastos com impostos, corretagem e taxas. Isso acontece por conta do número menor de operações feitas.
As desvantagens do buy and hold
Apesar disso, os interessados também precisam saber que há pontos negativos na estratégia de buy and hold. Por exemplo, os resultados aguardados pelo investidor, normalmente, levam mais tempo para surgir. Ou seja, a pessoa deve ter mais paciência para operar com esse método.
Outro ponto a ser considerado é que o buy and hold demanda estudo sobre as ações e mercados — para que as decisões sejam tomadas corretamente. Por conta disso, essa estratégia tende a exigir mais dedicação no começo e no momento de montar a carteira de investimentos.
Especialmente para quem é iniciante, esse modelo tende a ser desafiador por conta da dificuldade de identificar o momento certo para a venda dos papéis. Devido a isso, a análise fundamentalista se torna importante.
Confira a calculadora de investimento do FDR: