Quanto da minha renda devo investir por mês?

“Esse mês não deu pra guardar, no próximo mês eu guardo em dobro.” Não vai funcionar!

“Eu ganho pouco”. Você ganha o que você vale, busque se desenvolver!

O objetivo deste texto é te ajudar a poupar e investir, para alcançar seus projetos de vida e garantir qualidade de vida no futuro. Para te direcionar, separei quatro regras de percentuais diferentes, para você poupar e investir por mês. Com o tempo, você vai encontrar a sua regra ideal e seguir o caminho que melhor funcionará para você.

Não existe receita de bolo quando falamos de finanças pessoais e investimentos, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para você. O que posso afirmar com a experiência que tenho fazendo consultorias, é que esta regra funcionou em 90% dos casos.

10%: O mínimo

Nada impede de você começar com menos, não espere sobrar no mínimo 10% para começar, este número serve como uma referência.

Porque 10?  Concorda que se eu falar para você reduzir 30% das suas despesas é assustador e 10% já não parecem um absurdo? O objetivo é que você crie o hábito de poupar e investir, se você começar a poupar e investir no mínimo 10% ao mês, você vai adquirir um fator fundamental, que é um novo e bom hábito.

Poupando e investindo todos os meses, você vai descobrir o quão bom é ver seu patrimônio crescer e se animar com a rentabilidade dos investimentos. Após isso, você vai se conscientizar e fazer mudanças, para que você poupe e invista mais.

Ninguém enriquece poupando 10% e ninguém enriquece poupando somente quando surge uma renda extra. A frequência e o tempo são fundamentais.

Desistir é um hábito! Veja o vídeo que gravei no meu instagram (@financas.vc):

https://www.instagram.com/p/Cd-yhu1gFPZ/

20%: Talvez não seja o suficiente, mas é um bom número 

Saber se 20% será suficiente, depende do tamanho da sua renda e do tempo (anos) que você vai poupar. Esta entendendo como não é uma receita de bolo?

Se você tem menos de 40 anos, será possível enriquecer investindo 20% ao mês. Claro, vale considerar que não será possível enriquecer em poucos anos, o tempo é importante para que os juros compostos te ajudem para você se esforçar menos e não trabalhe até os últimos dias da sua vida.

30%: Ótimo número

Se você investe 30% da sua renda, sem dúvidas você está no caminho certo, é questão de tempo para que você alcance a independência financeira.

O maior cuidado que você deve ter, é em não depender de uma única fonte de renda e de não fazer escolhas ruins de investimentos.

40%: Ou você ganha muito bem, ou não está vivendo a vida

Não adianta viver como miserável para morrer como rico. Tenha equilíbrio e não faça sacrifícios exagerados por causa de dinheiro, a conta pode sair bem cara depois. Com educação financeira você vai ter qualidade de vida hoje e sempre.

Está poupando mais do que isso e vivendo com qualidade de vida? Parabéns, você está com a independência financeira muito bem encaminhada. Só redobre sua atenção em suas escolhas.

Baseei-me, em mais de 50 clientes de consultoria e em conceitos do professor André Massaro. Busque conteúdos de quem tem experiência e credibilidade no mercado.

Um forte abraço e bons investimentos!

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Cleiton Vicente
Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos em finanças. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.