Os maiores ERROS que iniciantes cometem ao comprar AÇÕES na bolsa

O número de novos investidores na bolsa de valores não para de subir. O problema é que a maioria das pessoas estão entrando na bolsa de valores com pouquíssimo conhecimento, com orientações envolvidas em conflitos de interesses ou orientados por profissionais que estão preocupados com comissões e em vender “enriquecimento fácil e rápido”.

Não existe ação e dica que vai te deixar rico. O que vai te deixar rico é trabalhar, poupar, investir em ativos de valor de forma diversificada. Mas, não adianta diversificar por diversificar, investindo em tudo que vê pela frente; infelizmente a maioria dos investimentos não trazem bom retorno, é importante saber escolher.

Veja abaixo os maiores erros que investidores iniciantes cometem para que você não perca o seu dinheiro:

Seguir dicas de influencers e notícias

Você sabia que a grande maioria dos influencers são patrocinados ou possuem um vínculo, não oficializado ao público, com as corretoras?

A maioria dos influencers de finanças do Instagram e, principalmente, do Youtube e a maioria dos portais de notícias aproveitam para faturar o seu dinheiro, induzindo você a comprar e vender ações que vão trazer retornos financeiros para eles e para as corretoras.

Já determinados portais são das próprias corretoras, por exemplo, o InfoMoney que é da XP. Você acha que o objetivo do conteúdo é dar a você dinheiro de graça ou atender as necessidades financeiras da corretora?

Investir com pouco estudo

Um dos maiores erros é o investidor iniciante comprar uma determinada ação só porque conhece os produtos e/ou os serviços da empresa. Não é porque a empresa tem uma marca conhecida que ela é boa, como eu falei, você precisa estudar os fundamentos da empresa.

Se interessou por uma ação? Digite o nome da empresa no Google + relação com investidores, você irá acessar o site de relacionamento com investidores da empresa, lá você procura os últimos resultados e verá a saúde financeira da empresa. Verifique se a empresa dá lucro, se ela está crescendo, se está endividada e outros fundamentos.

Veja a Bombril, é uma empresa super conhecida, mas não é uma empresa para comprar ações, apesar da empresa vender muito, os resultados para os acionistas não são bons. Você conhece a Weg? Não é uma empresa tão conhecida como a Bombril, mas excelente para ser sócio, veja no meu Instagram como simplifiquei o estudo da empresa para você: https://www.instagram.com/p/Cf86j3xAWYK/

Buscar retorno no curto prazo

É aí que muitos se arriscam em excesso e quebram. Depois dizem que nunca mais irão investir em ações…

Investir em boas ações é uma excelente escolha que você pode fazer buscando acumulação de patrimônio e independência financeira, mas é um investimento de médio e longo prazo; no curto prazo há muita volatilidade (quedas e altas), mas no longo prazo a tendencia é de grande alta, muito maior do que em investimentos de renda fixa.

Comprar ações sem ter reserva de emergência

Seja qual for a sua profissão, não importa se você tem uma renda excelente ou baixo custo mensal, é importante que você construa sua reserva de emergência e depois foque em ações.

Imagine, se você investe sem reserva de emergência e as ações estão em baixa, acontece um imprevisto na sua vida e você precisa de uma parte do dinheiro. O que irá acontecer? Você terá que vender as ações com prejuízo… Reserva de emergência não é uma escolha, é obrigação de quem quer ter tranquilidade financeira.

Focar em ações baratas

Só porque custa R$ 2,00 você acha que é oportunidade de compra? Só porque a cotação caiu é uma boa investir? Você está enganado, não importa o preço da ação, você deve focar nos fundamentos como falamos acima.

Já faz mais de 5 anos que a ação da Oi custam em média menos de R$ 2,00 e muitas pessoas investiram na empresa esperando uma valorização das ações. Se tivessem investido em empresa de bons fundamentos, já teriam tido retorno financeiro.

Investir sem estratégia

Investir mensalmente, reinvestir os dividendos e repetir este processo por anos, é a única estratégia eficiente na bolsa de valores. O nome dessa estratégia é Buy and hold, que utilizo na minha vida e com os meus clientes de consultoria.

Seguir orientação de gerente de banco e assessor de corretora

Estes profissionais são pagos por estas instituições para gerar resultados para elas e não para você. Ações você deve estudar ou investir em um profissional que vai buscar resultado para você, este profissional tem vínculo com você para atender suas necessidades e não com bancos e corretoras.

Separou o joio do trigo?

Um forte abraço e bons investimentos!

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Cleiton Vicente
Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos em finanças. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.