- 1. Aprovação do pedido de aposentadoria;
- 2. Organização dos requisitos do benefício;
- 3. Como consultar o andamento do pedido
O processo de dar entrada em uma aposentadoria pode ser bastante cansativo para o trabalhador. São diversas documentações e comprovações requisitadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Porém, com o devido planejamento, o andamento deste pedido pode ser mais tranquilo.
Se o trabalhador estiver precisando ou mesmo querendo dar entrada em sua aposentadoria é preciso ter atenção às regras. Cada modalidade ofertada pela Previdência Social tem seus requisitos e documentos necessários. E isso precisa ser devidamente respeitado durante a solicitação ao INSS.
Caso o procedimento aconteça de maneira correta, existe a possibilidade do pedido ser aceito de forma automática. Isso acontece porque, em maio deste ano, foi implementado o uso de uma tecnologia para as análises serem mais rápidas.
Essa inteligência artificial verifica os documentos enviados junto com a solicitação. E ele é o crivo inicial para a análise do direito devido do segurado para receber ou não o benefício. Porém, esse robô também pode atrasar a situação, especialmente por não conseguir computar algumas informações.
Desde que foi implementada essa tecnologia, as filas dos pedidos de benefício ao Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) diminuíram em 25%. Porém a taxa de negativas aos pedidos também cresceu. E com isso, a quantidade de recursos teve um aumento de 32% desde maio.
Quando o pedido é negado, o trabalhador pode dar entrada em um recurso de revisão da análise. Esse processo é repassado para o Conselho de Recursos da Previdência Social. Se chegar a essa etapa, a solicitação e documentação são verificadas por uma outra equipe de servidores do INSS.
Para evitar todo esse processo, o trabalhador precisa se planejar para tornar o pedido mais certeiro. Desse modo, pode evitar as longas filas que os beneficiários têm tido de esperar.
Organização para solicitar o benefício do INSS
A organização do material para dar entrada na aposentadoria pode ser a chave para ter um processo acatado pela Previdência Social. Desde as etapas mais básicas como a listagem da documentação e a análise de perfil, todo o processo precisa ser bem executado.
Muitas vezes, o trabalhador deixa para verificar o recolhimento de suas contribuições mais tarde. Apenas quando já está próximo do que ele considera ser a época para se aposentar. Essa demora em analisar os prazos pode causar problemas. Em alguns casos, o empregado já teria direitos antes do que ele imagina.
Análise do perfil certo de benefício
Como já foi exposto, cada modalidade de benefício oferecida pelo Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) requer o cumprimento de regras. Alguns desses requisitos dizem respeito ao tempo de pagamentos feitos pelo trabalhador. Já outros argumentam condições específicas de saúde para a disponibilização.
A documentação a ser informada para o pagamento de pensão por morte, é diferente do que é pedido para a aposentadoria, por exemplo. Então é necessário que o contribuinte tenha essa consciência para realizar o pedido.
Organização da documentação solicitada
Quando der entrada no pedido da aposentadoria online, o trabalhador precisa anexar a documentação necessária. Para que o sistema possa realizar a verificação corretamente, esses documentos precisam estar em uma boa condição. Não podem ser admitidas rasuras ou letras ilegíveis.
Caso seja necessário, é possível que o trabalhador dê entrada em uma nova versão oficial de sua documentação. Essa é uma das etapas mais essenciais para garantir o sucesso do pedido. Então vale a pena colocar o esforço de realizar essa anexação da melhor maneira possível.
Consulta ao resultado do pedido
Após ter dado entrada no benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o segurado pode verificar o andamento de seu processo. Esse acompanhamento pode ser realizado de três maneiras.
A primeira é através do número da Central de Atendimento do Serviço Social, no número 135. A ligação é feita de forma gratuita através de telefones fixos ou orelhões. Já pelo celular, é cobrado o valor de uma ligação local.
O atendimento é feito de segunda à sábado das 7 horas da manhã às 22h, de acordo com o horário de Brasília. Porém, de forma eletrônica o atendimento está disponível 24 horas para os segurados do INSS.
Outra possibilidade é verificar o andamento do processo através do site Meu INSS. Basta realizar o login com os mesmos dados cadastrados anteriormente. Pode ser considerada uma maneira mais prática do que o telefone, já que não é necessário esperar o atendimento.
E a terceira possibilidade, é através do aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos que funcionem com sistemas operacionais Android e iOS. Basta realizar o download de forma gratuita através das lojas disponíveis. No caso de iOS, será a App Stores; e para os usuários de Android, a Play Store.