INSS usa robô para analisar pedidos e ESTES segurados são prejudicados

Para tentar agilizar a análise de pedidos de benefícios, a Previdência Social vem fazendo uso de novas tecnologias. Porém a iniciativa nem sempre é positiva para os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

INSS usa robô para analisar pedidos e ESTES segurados são prejudicados
INSS usa robô para analisar pedidos e ESTES segurados são prejudicados (Imagem: FDR)

Para dar entrada nos processos como aposentadoria e pensão, é possível realizar todo o processo online. Basta que o trabalhador se encaminhe ao site Meu INSS e insira os documentos e dados pedidos. Desta forma, é possível inclusive ter a solicitação aceita automaticamente.

Para essa análise, o INSS está fazendo uso de uma inteligência artificial. O robô foi implantado em maio e substituiu alguns servidores que faziam a análise. Cabe a esse sistema aprovar ou não o pedido de forma rápida.

O robô não é capaz de verificar alguns dados como averbações de salário de contribuição, de tempo, de tempo rural em aposentadoria urbana. Isso costuma criar dificuldades e negativas de pedidos, mesmo que estejam corretos. 

Isso aumenta o tempo de espera de alguns contribuintes por seus benefícios. Por um acordo firmado com o Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo estabelecido para a espera do benefício deveria ser de três meses. Porém, em alguns casos, a demora chega a quase um ano. 

Filas de pedidos do INSS

Desde o implemento desta tecnologia, foi comprovada uma diminuição em 25% da fila de pedidos de aposentadoria por idade. Hoje, cerca de 344 mil pedidos estão no aguardo da aprovação de seus benefícios. 

Porém, nem todos os segurados têm a vida facilitada por essa implementação. Para alguns, a utilização desse robô apenas adicionou mais um processo na espera por receber a renda mensal. 

Isso acontece porque a tecnologia ainda não está ajustada para conseguir verificar todos os dados inseridos. Algumas modalidades de benefícios não são aprovadas pela falta dessa configuração. Isso resulta em um processo secundário quando a solicitação é negada.

E, se quando o contribuinte recorre dessa decisão, o processo é transferido para o Conselho de Recursos da Previdência Social. E a fila de pedidos para este órgão vem aumentando desde a implementação da inteligência artificial. Desde maio, os pedidos que precisaram de recurso aumentaram 32%.

Isso significa uma falsa diminuição nas filas de espera. Já que existe um grande redirecionamento nas esperas. Indo do sistema direto do INSS para o Conselho de Recursos da Previdência Social.

O tempo de espera, com esse desvio pode inclusive crescer, já que esse órgão não possui tantos servidores. Principalmente para o aumento de demanda que vem sendo atribuído para esse setor. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Thaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.