ELEIÇÕES 2022: relembre a trajetória de Lula nas ações de combate a fome e desigualdade social

Pontos-chave
  • 1. Segundo turno das eleições se aproxima;
  • 2. Diferenças entre os governos dos candidatos;
  • 3. Histórico de medidas de Lula

Falta menos de um mês para a realização do segundo turno das eleições de 2022. O Brasil inteiro irá participar das votações para eleger o próximo presidente da República. O cargo está sendo disputado entre o petista Lula e o liberalista Bolsonaro.  

ELEIÇÕES 2022: relembre a trajetória de Lula nas ações de combate a fome e desigualdade social
ELEIÇÕES 2022: relembre a trajetória de Lula nas ações de combate a fome e desigualdade social (Imagem: FDR)

No próximo dia 30 de outubro dois candidatos estarão concorrendo às eleições para o cargo de governança do país. Um deles busca o terceiro mandado e o outro procura continuar no governo que vem realizando nos últimos quatro anos. 

Com um histórico de luta pela população trabalhadora, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), liderou o primeiro turno. O foco principal de seu governo é a proposta de uma melhor distribuição de renda no país. 

O petista é conhecido por ter melhorado a situação social e estabilizado a economia em seus governos anteriores. Com políticas voltadas para as populações de baixa renda e em maior situação de vulnerabilidade, seus eleitores esperam a continuação dessas medidas.

Depois de ocupar o cargo por dois mandatos, algumas das medidas implementadas nos governos do início do século ainda estão ativas. Mesmo que hoje os nomes tenham sido mudados. Lula conseguiu dar melhores condições econômicas para uma parcela que era ignorada nos governos anteriores. 

Por outro lado, o candidato Jair Messias Bolsonaro, do Partido Liberal, tem propostas de maior interesse econômico do que social. O adversário direto de Lula nas eleições do final deste mês pretende continuar as propostas já em andamento durante seu governo. 

Desde que foi eleito, o atual presidente prezou por medidas de liberdade econômica. E reestruturou programas sociais criados em governos anteriores. Atualmente, lida com os problemas de uma economia que sofreu gravemente os efeitos globais de uma pandemia

Histórico de medidas tomadas por Lula

Bolsa família

Esse é um dos programas de maior relevância criados durante o governo do presidente Lula. Um dos seus principais objetivos foi unificar a distribuição de rendas oferecidas pela União. Iniciado em outubro de 2023, hoje ele foi substituído pelo novo Auxílio Brasil.

Inicialmente ele foi implementado para gerar maior segurança econômica para famílias de baixa renda. A intenção era quebrar o ciclo de pobreza a curto e longo prazo. Para isso, uma das condições para receber o valor era manter as crianças do núcleo familiar nas escolas

O Bolsa Família foi considerado um dos principais programas de combate à pobreza do mundo. Entre os anos de 2002 e 2006 ajudou na redução do índice de miséria no Brasil, diminuindo a taxa em 27,7%.

Minha Casa Minha Vida

O programa habitacional foi criado em março de 2009 pelo governo de Lula. O objetivo da criação foi facilitar o acesso da população brasileira a uma condição mais digna de moradia. As facilidades eram oferecidas a depender da renda do cidadão participante. 

Eram oferecidas duas faixas de participação, dependendo da renda mensal familiar da época. Em casos de renda mais baixa, o Minha Casa Minha Vida oferecia o subsídio do imóvel, que poderia ser casa ou apartamento. Para rendas um pouco superiores, eram facilitadas as condições de compra da habitação. 

Esse programa também foi extinto e substituído por uma nova versão. No governo atual, o programa Casa Verde e Amarela. O substituto tem objetivos similares mas funciona de forma diferente na prática. 

Medidas na educação e saúde

Alguns programas de grande relevância e válidos até os dias atuais estão no setor da educação. Durante seu governo, o atual candidato Lula promoveu programas de incentivo à formação superior

Mais uma vez foi demonstrada a atenção de Luiz Inácio para as camadas mais vulneráveis da população. O Programa Universidade para Todos, conhecido como ProUni, foi uma das criações mais conhecidas. Ele foi criado para gerar a concessão de bolsa de estudo. Visando ingressantes em instituições privadas de educação superior no país. 

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa, criado sob o mesmo governo, mas com vantagens diferentes. Nesse caso, o aluno pode realizar o financiamento integral ou parcial das mensalidades pagas

Ambos os programas incentivaram a população de baixa renda a ingressar em universidades privadas. Essa medida também elevou o nível educacional nacional. Pois agora existia uma nova possibilidade dessa parcela da população participar de uma educação superior. 

Acesso à medicação expandido

O Programa Farmácia Popular do Brasil foi uma iniciativa criada em 2004 durante o governo Lula. Ele foi criado para disponibilizar medicamentos de forma gratuita para o tratamento de algumas doenças.

Oferecendo remédios para asma, diabetes e hipertensão. Além de realizar o subsídio de tratamentos para asma, glaucoma, doença de Parkinson, osteoporose e outras. 

Esse programa ajudou não só o acesso à saúde e melhora na qualidade de vida da população, quanto também no orçamento. Algumas famílias puderam evitar gastos consideráveis com a compra de medicamentos por conta da iniciativa do Governo Federal.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Thaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.