Prova de vida do INSS vai usar eleições de 2022 como comprovação

No último domingo (03) aconteceu o primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, que levou milhões de eleitores às urnas de todo o território brasileiro. Entre esses, estavam presentes alguns dos beneficiários do INSS, que poderão ter mais um direito assegurado por terem participado da votação.

Prova de vida do INSS vai usar eleições de 2022 como comprovação
Prova de vida do INSS vai usar eleições de 2022 como comprovação (Imagem: FDR)

O comprovante de presença na votação, previsto no artigo 14 da Constituição Federal, já era um documento válido para ter acesso a diversos direitos. E agora ele pode servir como prova de vida para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A comprovação do direito cívico já costumava ter bastante utilidade para o cidadão brasileiro. Era através desse comprovante que era possível a emissão de passaporte, o ingresso em concursos públicos e em alguns serviços públicos. E agora, ela servirá também a esse propósito junto à Previdência Social. 

Neste ano, os eleitores compareceram às urnas para a votação de candidatos elegíveis para cinco cargos públicos. Entre eles estavam: deputado federal, deputado estadual, senador, governador do estado ou distrito e presidente da república. 

Como diversos cargos tiveram sua decisão postergada para um segundo turno. Os beneficiários terão uma nova possibilidade de ter acesso ao comprovante. E assim poderão utilizar dele para a comprovação da prova de vida perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

NOVAS REGRAS DA PROVA DE VIDA DO INSS: COMO FAZER A COMPROVAÇÃO AGORA?

Comprovação é prova de vida para o INSS

Em fevereiro deste ano foi publicada uma portaria pela presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste documento, ficam estabelecidas novas regras para a comprovação de voto ser utilizada como prova de vida por aposentados, beneficiários e pensionistas do Instituto

A comprovação por meio da presença e realização do processo eleitoral por parte do beneficiário será realizada de forma automática. As informações presentes nas bases de dados públicas das instâncias federais, estaduais e municipais irão ser cruzadas para comprovação do estado do segurado. 

Para garantir essa facilidade, é importante que o eleitor que recebe benefícios do INSS tenha cuidado com a documentação entregue após a votação na urna. O comprovante é entregue pelo mesário responsável pela seção e não é possível solicitar uma segunda via

Além do comprovante de votação, outros documentos também podem ser utilizados. A comprovação perante a Previdência Social do estado do beneficiário é um requisito do benefício.

Alguns deles são: comprovante de vacinação, renovação de carteira de habilitação e alistamento militar. Os comprovantes de biometria e que exigem presença física também podem ser utilizados. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile