13º salário do INSS é pago em NOVEMBRO: veja quem recebe, quais valores e calendário dos repasses

Pontos-chave
  • 1. Pagamento do 13º do INSS;
  • 2. Como é feito o pagamento;
  • 3. Como ter acesso ao calendário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar o 13º benefício para aposentados e pensionistas em novembro. O valor será depositado apenas para aqueles que ainda não receberam a parcela prevista para este ano de 2022.

13º salário do INSS é pago em NOVEMBRO: veja quem recebe, quais valores e calendário dos repasses
13º salário do INSS é pago em NOVEMBRO: veja quem recebe, quais valores e calendário dos repasses (Imagem: FDR)

Em maio e abril deste ano foram adiantados pagamentos do proporcional ao 13º para uma parte dos contribuintes. Apenas alguns beneficiados pelo Instituto Nacional do Seguro Social tiveram direito. Esse depósito foi considerado uma manobra política de adiantamento para influenciar os contemplados.

A antecipação do benefício no primeiro semestre deste ano aconteceu por meio da liberação realizada pelo presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal. A primeira parcela do 13º, também chamado de gratificação natalina, aconteceu ainda em abril.

Já o segundo lote foi depositado no mês de maio deste ano. Agraciando outros aposentados e pensionistas que têm direito a essa gratificação extra no ano. O último lote terá início no mês de novembro para os beneficiários restantes.

Como é feito o pagamento do 13º do INSS

O pagamento segue a ordem do número final disponível no cartão do benefício. De acordo com os calendários, primeiro irá receber o beneficiário que ganha o valor máximo de um salário mínimo. Isso corresponde a R$1.212 pagos  atualmente. Posteriormente, são disponibilizados os montantes que ultrapassam esse valor.

Neste terceiro e último lote, serão agraciados os aposentados e pensionistas restantes. Eles configuram o grupo que começou a receber o valor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após os pagamentos de abril e maio terem sido iniciados. O valor depositado para essa parcela pode variar.

O depósito a ser realizado pelo INSS será proporcional aos meses em que o segurado recebeu o valor de sua aposentadoria, auxílio ou pensão. Lembrando que, pessoas que recebem o Benefício de prestação Continuada (BPC) e renda mensal vitalícia não tem direito ao 13º.

Os pagamentos do último lote terão início no dia 24 de novembro, de acordo com o que foi divulgado no calendário oficial. Os depósitos terminarão de ser distribuídos apenas no dia 7 de dezembro deste ano.

Essas nova distribuições do abono  seguirão o ritmo comum. Inicialmente sendo feitos os pagamentos de valores limitado a até um salário mínimo e, depois, os que ultrapassam o piso nacional.

Como realizar a consulta do INSS

O contribuinte pode ter acesso à informações sobre os prazos de pagamento e o calendário do Instituto Nacional do Seguro Social referente ao 13º apenas em novembro. Basta entrar em contato com os canais disponíveis da Previdência Social.

Quem preferir realizar a consulta sobre o valor de seu pagamento e as datas de disponibilização via telefone deve ligar para 135. Esse número corresponde a Centra de Atendimento da Previdência Social.

O atendimento via telefone está disponível 24 horas por dia. Porém, se for necessário falar com um atendente, a chamada deve ser feita entre as 7 horas da manhã e as 22 horas do horário de Brasília. O funcionamento desse serviço acontece de segunda à sábado em todo o território brasileiro.

Se preferir, o contribuinte também pode realizar a verificação das informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) através de meios digitais. Uma das possibilidades é o acesso no próprio site: https://meu.inss.gov.br/#/login . Será necessário realizar o login para a checagem.

O acesso é feito com os mesmos dados utilizados na entrada do portal gov.br para autenticidade. O site também pode ser utilizado para verificar o extrato de contribuições, status da aposentadoria e solicitação de procedimentos. O calendário de pagamentos é apenas um dos serviços ofertados.

13º DO AUXÍLIO BRASIL: Quem terá direito ao pagamento liberado pelo Governo?

Ainda existe uma terceira possibilidade para o contribuinte. Para quem desejar conhecer os prazos em que os seus benefícios estarão disponíveis para saque. Essa possibilidade está disponível de forma online para celulares e tablets.

Através do aplicativo Meu INSS, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social tem os dados no próprio celular. E a checagem pode ser realizada quando houver vontade ou necessidade.

O app está disponível de forma gratuita para os celulares e tablets que funcionem através dos sistemas operacionais Android ou iOS. Basta realizar uma busca na loja de aplicativos. Sendo a App Store, no caso dos de iOS; ou na Play Store, no caso dos aparelhos que usem o Android.

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile