Ministro da ECONOMIA informa que PIB brasileiro vai superar do chinês

Durante uma entrevista para um podcast o Ministro da Economia, Paulo Guedes, teve algumas falas interessantes sobre a atual situação brasileira. Ele chegou a confirmar que o Produto Interno (PIB) do Brasil deve superar o da China.

Ministro da ECONOMIA informa que PIB brasileiro vai superar do chinês
Ministro da ECONOMIA informa que PIB brasileiro vai superar do chinês (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com ele, essa marca seria alcançada depois de 42 anos, nos quais a soma dos bens e produtos produzidos internamente no país não superaram o valor de crescimento do país asiático. Essa superação no PIB seria possível por medidas importantes tomadas pelo governo brasileiro.

Paulo Guedes argumentou que o Brasil tem crescimento superior ao de grandes potências mundiais como os Estados Unidos da América, a França e a Alemanha. Segundo dados do ministro, a previsão do Banco Mundial para o crescimento da China é de 2,8% para este ano. 

A informação passada durante a entrevista é de que o Brasil já cresceu até então a mesma taxa de 2,8% a ser alcançada até o fim do ano pelo país oriental, considerado um grande motor mundial. Nesta comparação, não seria necessário mais nenhum crescimento adicional para se equiparar pela primeira vez em mais de quatro décadas. 

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta a economia do Brasil?

Previsão de crescimento do PIB

De acordo com dados informados pelo Banco Central, o PIB brasileiro registra a quarta alta consecutiva na pesquisa divulgada nesta semana dentro do Relatório de Inflação do segundo trimestre. E a projeção até o final do ano é de que a marca atual ainda seja superada no próximo relatório trimestral.

A soma de todos os bens e serviços produzidos no país, chamada de Produto Interno Bruto, alcançou a marca de 2,7% neste ano. Tendo um crescimento expressivo de 1,2% apenas no segundo semestre em relação ao anterior. 

Essa marca é fruto de algumas medidas implantadas pelo governo mas, também do retorno da economia a um patamar de normalidade pós pandêmica. Lembrando que o processo que acontece no Brasil atualmente é de retomada, após quase 2 anos de instabilidades econômicas e sociais causadas pelo vírus da Covid. 

O retorno das atividades e serviços prestados de forma presencial, que aumenta a geração de emprego para a população. Somado ao crescimento do uso de transportes de passageiros e carga em todo o país. E finalmente, o aumento expressivo no consumo das famílias do país.  

Também foi divulgada pelo Banco Central a projeção de crescimento do próximo ano para o Brasil. A estimativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) fique em 1% em 2023. Mas o valor ainda pode ser muito alterado pelas próximas movimentações políticas e econômicas que estão para acontecer. 

 

YouTube video player
Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile