Lula é eleito no NORDESTE. Entenda a interferência do AUXÍLIO BRASIL na votação

O primeiro turno das eleições 2022 aconteceram no último domingo (2). Durante a apuração das urnas que foi feita a partir das 17h00 do horário de Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) estava a frente do seu oponente Luís Inácio Lula da Silva (PT), até que começou a ser feita a apuração dos estados do Nordeste e as posições mudaram. Afinal, porque Lula tem tanta popularidade entre os nordestinos?.

Lula é eleito no NORDESTE. Entenda a interferência do AUXÍLIO BRASIL na votação
Lula é eleito no NORDESTE. Entenda a interferência do AUXÍLIO BRASIL na votação (Imagem: FDR)

Ao comparar as votações entre Lula e Bolsonaro, no Nordeste o candidato petista teve 12,9 milhões de votos de vantagem em relação ao seu adversário. O que diminuiu a popularidade de Bolsonaro, que no Sul, Sudeste e Centro-Oeste teve pelo menos 6,95 milhões de votos a mais que Luís Inácio. No resultado final, a diferença entre eles ultrapassou 6,1 milhões de votos, sendo que o ex-presidente ficou em primeiro lugar.

Os dois disputarão o segundo turno das eleições 2022 no dia 30 de outubro, quando os eleitores voltarão as urnas para finalmente decidir o futuro do país pelos próximos quatro anos. O que chamou atenção em todo esse cenário é a popularidade que o ex-presidente Lula tem no Nordeste, embora seu último governo tenha sido em 2011.

Apenas nestes estados ele conseguiu 10,96 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, maior que 5,19 pontos que separam os dois na soma nacional de votos. Isso significa que caso o candidato petista não tivesse no Nordeste o apoio que tem, com certeza ele ficaria em segundo lugar.

O que explica a relação de Lula com o Nordeste?

O Auxílio Brasil passou a valer oficialmente em 2022, deixando para trás o Bolsa Família que foi uma criação do PT em 2003. 47% dos beneficiários do auxílio são da região Nordeste do país, ainda assim esse método não foi eficaz para que Bolsonaro conseguisse alavancar sua popularidade nestes estados.

A explicação está muito ligada ao fato de que o Bolsa Família teve um tempo de duração incomparavelmente maior que o Auxílio Brasil. Foram 18 anos funcionando no país e tirando famílias de baixa renda da linha da pobreza e extrema pobreza, sendo em alguns casos a única fonte de renda para que essas pessoas pudessem sobreviver.

Justamente por isso, o povo nordestino se mostra grato a Lula pela criação do Bolsa Família. Além deste programa o governo petista fundou o Minha Casa Minha Vida que garantia moradia popular para os vulneráveis, e o Programa Cisternas que construiu caixas d’água para famílias que viviam em regiões sem acesso a água.

Pesando nisso, Bolsonaro teria que ter um tempo maior de investimento em políticas públicas para conseguir preferência parecida. Também vale considerar que foi no seu governo que o preço da cesta básica subiu, dos combustíveis também, o que dificultou que as famílias pudessem enxergar melhorias.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile