Esclarecendo a fake news que tem circulado na internet nos últimos dias, não há nenhuma restrição quanto a votar usando short nas eleições 2022. A dúvida surgiu em meio às novas regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impõe algumas proibições nas zonas e seções eleitorais.
De acordo com a Justiça Eleitoral, no que compete à vestimenta usada nas eleições 2022, fica proibido apenas a entrada de eleitores sem camisa ou que estejam usando roupas de banho, como biquínis ou apenas peças íntimas.
Do contrário, se desejarem, durante a votação nas eleições 2022, está liberado o uso de camisetas, bandeiras, broches e semelhantes que representem partidos ou candidatos ao pleito.
O que é proibido nas eleições 2022?
Objetos
Nas eleições 2022, o TSE decidiu proibir o porte do celular, máquina fotográfica ou filmadora na cabine de votação. O aparelho deve ser deixado junto ao mesário antes da votação. Tirar fotos da urna eletrônica também não é permitido, tendo em vista que o voto é secreto. O eleitor que for flagrado na cabine de votação com algum desses aparelhos, está sujeito a cumprir pena de até dois anos de prisão.
Armas
Uma novidade para este ano é a proibição do porte de armas a 100 metros das seções eleitorais, mesmo para os cidadãos autorizados. Salvo a exceção para as Forças de Segurança que estiverem a postos no dia do pleito eleitoral.
O transporte de armas por caçadores, atiradores e colecionadores também fica proibido não só no dia da votação, como também na véspera (sábado, 1º de outubro) e nas 24 horas posteriores ao pleito.
Quem é obrigado a votar nas eleições 2022?
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.
Quais cargos estão em disputa em 2022
Nas eleições de 2022 são escolhidos os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal, deputado distrital (para quem mora no Distrito Federal), um senador e presidente da República. O segundo turno é somente para cargos de governador e presidente, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos.