Netflix pode PERDER 25% de seus assinantes. Saiba o motivo

A Netflix, plataforma de streaming mais famosa do mundo está correndo contra o tempo para tentar estancar a queda no número de assinantes. Apenas no primeiro trimestre deste ano, a empresa já perdeu 1,2 milhão de clientes. Uma das formas encontradas é a de oferecer um plano de assinatura mais barato, com a inclusão de anúncios.

Como forma de descobrir as intenções dos usuários da Netflix no futuro, o site Reviws.org, entrevistou 1.000 americanos para compreender seus hábitos de consumo de streaming neste ano. 

Os consumidores americanos, segundo as respostas, pagam assinatura de uma média de quatro serviços de streaming ao mesmo tempo. 

Mesmo que a Netflix ainda seja a líder de mercado nos Estados Unidos, detendo 70% do total de assinantes, é preciso ficar atenta com o futuro, pois a pesquisa revelou que 1 em cada 4 assinantes pode cancelar sua assinatura dentro de um ano. 

Entre as razões que podem levar ao cancelamento estão o valor da assinatura, que é o custo médio de plano mais elevado no mercado americano, e a falta de conteúdo. Um em cada 3 entrevistados disseram que o serviço não possui mais o conteúdo que eles desejam.

Nenhuma outra plataforma de streaming representa uma ameaça real ao Netflix até o momento, uma vez que na segunda colocação no ranking de número de assinantes aparece o HBO Max, com 10% do público dos EUA. O Disney+ aparece na terceira colocação com 6%.

Na lanterninha entre os serviços de streaming, aparecem a Apple TV+ e Paramount+, com uma participação de mercado de menos de 5%.

Plano de assinatura com anúncios

A Netflix comunicou que projeta que este novo plano de assinatura com anúncios chegue para 40 milhões de pessoas em todo o mundo até o terceiro trimestre do ano que vem.

É esperado pela plataforma que 4,4 milhões de “espectadores únicos” no mundo todo se cadastrem para a nova assinatura até o fim de 2022. Deste total, 1,1 milhão seriam dos Estados Unidos.

Ao que parece, pelo menos neste início, a Netflix não ter planos de contratar uma empresa independente para realizar medições ou verificação de que os anunciantes estão tendo a exposição pela qual pagaram.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.