Novas regras passam a valer para Assessores de Investimentos. Saiba como isso pode te afetar

No fim deste ano, devem entrar em vigor novas regras para os assessores de investimentos, chamados anteriormente de agentes autônomos. Essas alterações devem acontecer após anos de diálogos. A informação foi apurada pelo Valor.

Novas regras passam a valer para Assessores de Investimentos. Saiba como isso pode te afetar
Novas regras passam a valer para Assessores de Investimentos. Saiba como isso pode te afetar
(Imagem: Montagem/FDR)

Nos últimos anos, vem se destacando a atuação dos assessores de investimentos. Estes profissionais contam com a função de oferecer suporte aos investidores.

Para a atuação no mercado, os assessores de investimentos possuem a regulação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) há aproximadamente dez anos no país.

Ao Valor, o presidente da Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos (Abai), Diego Ramiro, afirma que a entidade espera que a publicação mais recente da regulação aconteça no último trimestre pela CVM.

Novas regras esperadas para assessores de investimentos

No documento, há expectativa de existam alterações como o fim da exclusividade de escritórios com corretoras, e a possibilidade de as casas contarem com sócios investidores.

Diante das alterações, um mesmo escritório de assessores de investimentos poderá estar associado e oferecer produtos de corretoras distintas. Atualmente, o agente ou escritório pode atuar com serviços ou produtos de um único banco ou plataforma.

Na visão de Ramiro, essa modificação não terá tanto impacto para o investidor — pelo menos inicialmente. Isso porque diversas corretoras se anteciparam e firmaram contratos de longo prazo de exclusividade com os respectivos escritórios.

Apesar disso, o especialista destaca que uma modificação relevante é a possibilidade dessas companhias terem um sócio investidor.

Hoje, um assessor pode atuar sozinho ou se juntar a outro assessor para formar uma empresa. Contudo, não é permitida a entrada, nessa sociedade, de um profissional de outra área. Com a nova regulação, Ramiro prevê que isso será alterado. Apesar disso, alguns profissionais podem ser vetados.

Hoje, os assessores de investimento são remunerados por meio das taxas pagas por clientes pelos investimentos. No momento, esses clientes não possuem acesso direto a essas taxas. Esse ponto deve mudar.

A nova regulação deve tornar mais claro quanto o profissional recebe pela respectiva aplicação. Também é esperado que seja possível descobrir quanto a gestora e corretora recebem.

O presidente da Abai entende que as medidas serão positivas tanto para assessores quanto para clientes. Um dos resultados possíveis é o crescimento da concorrência. Isso porque os assessores serão mais profissionalizados, de acordo com o executivo.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.