Brasil tem chances de ser líder em ECONOMIA VERDE. Conheça a proposta e seus impactos

A chamada Economia Verde é uma proposta pensando além do lucro monetário, propondo a criação de uma sociedade próspera que tem como um de seus pilares a sustentabilidade e a visão de todas as camadas como necessárias. Esse esquema vem sendo difundido de forma global, e o Brasil é considerado um dos melhores países para implementação deste tipo desta economia circular. 

Brasil tem chances de ser líder em ECONOMIA VERDE. Conheça a proposta e seus impactos
Brasil tem chances de ser líder em ECONOMIA VERDE. Conheça a proposta e seus impactos (Imagem: Montagem/FDR)

O modelo já é bastante conhecido entre os mais jovens e parece ser um objetivo de carreira para os brasileiros entre 15 e 39 anos. Por incentivar o crescimento de maneira mais equilibrada, pensando nos potenciais naturais e tecnológicos do país, a Economia Verde é um sonho considerado possível dentro de uma expectativa menor que uma década. 

Uma das razões pelas quais a crença neste no modelo de Economia Verde cresce é a necessidade de reestruturação que está acontecendo nas empresas nacionais.

A busca não é apenas pela sustentabilidade mas, principalmente, pela manutenção de apresentar uma vitrine rentável, atraente e relevante para os jovens em formação que desejam entrar no mercado de trabalho. 

Além da reformulação das empresas já existentes no mercado atual, a chegada de parcerias com universidades brasileiras também é um dos avanços colocados em ação pelo Conexão Circular, um Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil.

O evento de lançamento deste projeto contou com a palestra de Jeremy Oppenheim, sócio da consultoria de soluções de problemas baseadas na economia de baixo carbono

Economia Verde baseada em recursos naturais, inovação e energia limpa

Considerado um dos melhores países para receber o modelo de Economia Verde, o Brasil se destaca dos demais por já possuir muito potencial para que a mudança aconteça.

Em tese, o principal elemento que ainda faz falta nessa incorporação é a escolha dos que chefiam os recursos públicos e privados do país. Donos de empresas e governantes precisam ter uma mudança de consciência para que o modelo seja introduzido mais facilmente

De acordo com especialistas já existem algumas práticas acontecendo dentro do modelo, mas é necessário que mudanças estruturais fortifiquem a segurança de quem opta por este caminho. Medidas de incentivo público poderão gerar uma abertura de portas para micro e pequenos empresários que firmem o compromisso com a sustentabilidade. 

SENAI 2022: Inscrições, Vagas e Cursos Gratuitos (Online e Presencial)

Os avanços tecnológicos já existentes no Brasil criam uma plataforma de impulsionamento para o melhor aproveitamento de recursos naturais. A base de pensamento neste modelo é incluir também a ciência e tecnologia como ferramenta para aumentar a produção de energias limpas

A união dessas potências naturais e adquiridas pela população brasileira pode ser a chave para desencadear uma situação econômica onde todas as camadas da sociedade são levadas em consideração.

Essa ação tem a capacidade de diminuir a desigualdade social e aumentar os níveis de qualificação educacional dos cidadãos, se tornando um círculo de implementações benéficas para o país. 

YouTube video player
Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.
Sair da versão mobile