A Fintech Magalu, vertical de serviços financeiros do Magazine Luiza, comunicou o lançamento de um sistema que facilita as compras via e-commerce. Este instrumento surgiu com o Open Finance, onde a transação é realizada por meio do Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).
Por meio do iniciador do sistema lançado pelo Magalu, os usuários poderão começar uma ordem de pagamento sem precisar sair da loja onde está comprando.
Ou seja, com a novidade, os consumidores não precisarão acessar o aplicativo ou site do banco, por exemplo — e nem copiar e colar os códigos de barras. Dessa forma, o Magalu oferecerá um sistema mais simples do que o Pix tradicional.
O primeiro cliente da Fintech Magalu a oferecer o serviço é o KaBuM!. Este é um e-commerce de tecnologia e games, que também faz parte do grupo Magazine Luiza.
Segundo a gerente da Fintech Magalu, responsável pela área de Open Finance, este Iniciador de Transação de Pagamento poderá aliviar a “complexidade do processo pela tecnologia para simplificar a relação de pagamentos entre empresas e clientes”.
Como funcionará o ‘Pix personalizado’ do Magalu
Ao escolher essa nova funcionalidade, os clientes do KaBuM! poderão utilizar o saldo do banco onde possui conta para fazer o pagamento à vista.
O Iniciador de Transação de Pagamento exclui ações exigidas em outros modelos de pagamento — como copiar e colar o código Pix ou código de barra do boleto para o sistema do banco do cliente.
A nova ferramenta ainda melhora a coordenação de estoque (ou a disponibilidade da mercadoria) das companhias. Isso porque a contabilização do pagamento acontece de modo mais rápido.
No caso de pagamento via boleto, por exemplo, a compensação pode demorar até três dias úteis. Neste caso, a varejista ficaria obrigada a segurar o item até o encerramento do prazo de pagamento — em caso de não quitação.
Outra vantagem é que o iniciador de pagamento ainda pode oferecer redução de custos operacionais para as companhias. A razão disso é que haveria menos intermediários no processo de pagamento.
Atualmente, o IPT já está disponível para uma base selecionada de usuários. Nas próximas semanas, o recurso será liberado para todos os clientes.