Aprenda a identificar um BOLETO verdadeiro e não cair em golpes

O boleto bancário ainda é uma maneira muito utilizada pelas pessoas para pagar contas e efetuar compras. Por conta disso, a modalidade é alvo de diversos golpes que podem ser evitados caso as vítimas se atentem a detalhes importantes. Saiba como identificar um boleto falso e fugir das fraudes.

Como identificar um boleto verdadeiro 

Primeiramente, verifique se aquela cobrança é de fato sua. Anotar os gastos e organizar as contas pode ajudar. Ao receber um boleto confira se o CPF ou CNPJ são realmente do credor do débito e se o valor e data de vencimento estão certos.

Em boletos falsos, dados como nome do beneficiário ou credor, número da conta bancária, endereços e outros detalhes podem vir errados. Quando for verificar o código de barras, se atente para os três primeiros números da sequência numérica, já que eles representam o banco.

Verifique também os últimos números da sequência do código de barras, já que eles sempre são equivalentes ao valor do documento. Caso você esteja devendo R$350,88, por exemplo, os últimos números da sequência serão 35088.

A Febraban (Federação Brasileiro de Bancos) possui uma ferramenta chamada BuscaBanco que auxilia os consumidores a verificar se o código de barras do boleto está certo. Para consultar, informe seu estado e município no site e você verá a lista com os códigos do banco da região que mora. 

Outra dica é pedir ao credor boletos no formato PDF. Este formato de arquivo não permite alterações, deixando ele mais seguro contra golpistas.

O que fazer caso eu pague um boleto falso?

Se o consumidor já tiver pago o boleto falso, ele precisa agir rápido e comunicar  o banco onde efetuou o pagamento sobre a fraude. Desta forma, o banco pode cancelar a transferência caso ela ainda esteja como pendente e também reforçar sua segurança.

Os brasileiros devem ficar atentos pois a quantidade de golpes aplicados não para de crescer. Desconfie de mensagens estranhas com links que receber no celular ou email, sempre observe o código de barras de boletos e tenha cuidado ao efetuar ou receber transações via PIX.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.