Dona de casa tem APOSENTADORIA autorizada pelo INSS. Veja as regras e como solicitar

Não são apenas os trabalhadores com registro em carteira, regidos pela Consolidação de Leis Trabalhistas (CLT), que têm direito a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Salários previdenciários como a aposentadoria, pode ser liberada também para informais, ou para as pessoas que dedicam seu tempo como dona de casa. 

Dona de casa tem APOSENTADORIA autorizada pelo INSS. Veja as regras e como solicitar
Dona de casa tem APOSENTADORIA autorizada pelo INSS. Veja as regras e como solicitar (Imagem: FDR)

Lidar com as tarefas domésticas não é um trabalho fácil, não existe folga ou remuneração por isso. Muitas vezes as pessoas, principalmente mulheres, que abdicam do mercado de trabalho para cuidar do lar são desvalorizadas e têm que lidar com um serviço duro. O que muitas não sabem é que podem decretar o seu descanso ao solicitar a aposentadoria pelo INSS

Para isso, essas pessoas precisam contribuir para a Previdência Social na modalidade de seguradas facultativas. Emitindo a Guia de Pagamento e fazendo a contribuição todos os meses a fim de garantir benefícios previdenciários, além da aposentadoria.

Quando consegue a qualidade de segurado do INSS, o cidadão ganha direito a todos os benefícios liberados pela Previdência. Como:

Quais donas de casa conseguem aposentadoria?

O primeiro passo para conseguir a aposentadoria pelo INSS sendo dona casa é cumprir com os requisitos de acesso ao benefício. Somente dessa forma o benefício será liberado, quando o sistema reconhece que o cidadão (a) cumpre com as regras para ser elegível aos pagamentos.

O início da contribuição dentro desta categoria somente fica liberado para quem:

A partir disso, o pagamento da aposentadoria ficará disponível quando:

Contribuição para o INSS

A contribuição para o INSS deve ser feita todos os meses. Para isso, a dona de casa deve emitir a Guia da Previdência Social no site ou aplicativo do Meu INSS. O valor corresponde a 5% do salário mínimo, o que em 2022 é igual a R$ 60,60. Outra opção para contribuir é por meio do carnê que pode ser encontrado em uma papelaria, informando o código de pagamento 1929.

Veja como emitir online a guia de pagamento:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile