Qual a diferença entre Jovem Aprendiz, Estagiário e Trainee?

Mercado de trabalho oferece oportunidades em diversos níveis, áreas e tipos. As vagas de jovem aprendiz, estagiário e trainee atendem a pessoas com perfis diferentes; assim como oferecem benefícios e direitos específicos. Conheça a diferença entre eles e veja qual atende ao seu perfil.

Qual a diferença entre Jovem Aprendiz, Estagiário e Trainee?
Qual a diferença entre Jovem Aprendiz, Estagiário e Trainee? (Imagem: Montagem/FDR)

Além de se preparar para o mercado de trabalho, conhecer os tipos de vagas de emprego é extremamente importante. As oportunidades de jovem aprendiz, estagiário e trainee tem focos em perfis diferentes e podem ser o primeiro passo para uma carreira profissional de sucesso.

Diferença entre jovem aprendiz, estagiário e trainee

Jovem Aprendiz

Tem o foco em levar aprendizagem e primeiro emprego para jovens com idade entre 14 e 24 anos que já concluíram a educação básica ou estão nessa etapa. Nessa modalidade o contrato tem duração de 2 anos e conta com registro em carteira de trabalho.

OS MELHORES CURSOS DO SENAI PARA VOCÊ CONSEGUIR EMPREGO RÁPIDO EM 2022

Estagiário

É voltado aos estudantes, de nível fundamental, médio, técnico ou superior; essa modalidade pode ser remunerada ou não, em ambas o estagiário tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a sua formação.

O contrato tem duração de até 2 anos e deve ser registrado em carteira de trabalho; lembrando que nesse caso o não há vínculo a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Trainee

É voltado ao profissional recém-formado que será preparado para assumir cargos de liderança dentro da empresa; a jornada de trabalho geralmente é de 8 horas diárias. Em geral não há um tempo específico de duração do contrato, a empresa quem pode determinar, mas, a anotação na carteira de trabalho deve ser feita.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile