Cartão de crédito CONSIGNADO precisa ser usado com CUIDADO para não PREJUDICAR o bolso

O cartão de crédito consignado funciona de forma parecida com um cartão de crédito convencional. Ou seja, os consumidores podem usar o produto para gastos do dia a dia. Apesar deste serviço contar com algumas vantagens em relação ao cartão comum, os usuários devem realizar as compras com cuidado.

Cartão de crédito CONSIGNADO precisa ser usado com CUIDADO para não PREJUDICAR o bolso
Cartão de crédito CONSIGNADO precisa ser usado com CUIDADO para não PREJUDICAR o bolso (Imagem: Montagem/FDR)

De forma geral, o cartão de crédito consignado possui cobranças de juros menores. Isso ocorre porque o risco de inadimplência é menor, já que os valores gastos mensalmente são descontados diretamente na fonte pagadora.

O cartão de crédito pode ser usado por variados tipos de públicos. O produto pode ser contratado por aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos e privados.

Para utilizar o cartão de crédito consignado, o convênio ou empresa deve ser associada ao banco onde a pessoa deseja contratar o produto. O desconto automático da fatura não pode superar 5% do benefício ou salário líquido do titular.

Recentemente, o governo aumentou a margem do crédito consignado de beneficiários do INSS para 45%, por exemplo. Apesar disso, este aumento de 5% tem relação com a nova modalidade de crédito: o cartão de benefício consignado. Esta novidade será disponibilizada neste mês pelas instituições financeiras.

Com isso, o consignado ficou desta forma para este público:

SAIR DAS DÍVIDAS: Aprenda a organizar suas contas em poucos minutos

Cartão de crédito consignado deve ser usado com cuidado

Como se trata de uma modalidade de crédito, os interessados devem analisar se a opção realmente é necessária. Mesmo que exista um risco menor de endividamento pela falta de pagamento, os gastos no cartão de crédito resultam em menor renda aos consumidores.

Além do desconto das parcelas, ainda tende a haver incidência de juros. Caso o cidadão ainda prefira optar pelo produto, vale observar quais instituições cobram juros menores.

Geralmente, o uso do consignado é recomendado para momentos de necessidades inadiáveis e urgentes.

Por exemplo, se o consumidor decide usar o cartão de crédito consignado para compras não essenciais, poderá faltar dinheiro futuramente para gastos fundamentais, como pagamento de contas de consumo e alimentos.

Para evitar problemas futuros, o consumidor deve realizar um planejamento financeiro. Ou seja, é importante organizar e controlar o dinheiro e tudo que envolve as finanças pessoais.

Por meio deste planejamento, a pessoa conseguirá ter consciência dos valores que podem ser gastos — e dos que não podem. Consequentemente, ficará mais fácil evitar as compras por impulso e fora do orçamento.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile