AUXÍLIO BRASIL: veja como consultar pela INTERNET se seu cadastro está ATIVO

Pontos-chave
  • Consulta online permite que a família confira se foi aceita no Auxílio Brasil;
  • Procedimento também é importante para quem já recebe o salário, mas corre o risco de perde-lo;
  • Tanto a entrada de novas famílias no Auxílio Brasil, com a saída de outras, foram anunciadas pelo governo.

Começa no dia 19 de setembro mais um pagamento do Auxílio Brasil. De acordo com informações obtidas pela imprensa, cerca de 800 mil novas famílias devem ser inscritas. Em contrapartida, também foi anunciado um pente fino que pretende bloquear e até cancelar o pagamento de quem está irregular. Por isso, consultar a situação do cadastro pode ser importante neste momento.

AUXÍLIO BRASIL: veja como consultar pela INTERNET se seu cadastro está ATIVO
AUXÍLIO BRASIL: veja como consultar pela INTERNET se seu cadastro está ATIVO (Imagem: FDR)

Para receber o Auxílio Brasil a família precisa ter renda mensal de até R$ 205,00 por pessoa. Mas além disso, o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) precisa estar ativo e atualizado, fazendo com que o governo federal consiga reconhecer que esses grupos estão vivendo em vulnerabilidade. Caso contrário, o cidadão não consegue ser contemplado ou corre o risco de perder seu benefício.

A porta de entrada para o Auxílio Brasil é o CadÚnico, por isso ele é tão importante na seleção de novos contemplados. Depois da inscrição nesse sistema é preciso esperar pelo menos 45 dias para conferir se foi incluso no programa, de acordo com informações do Ministério da Cidadania.

Existem algumas formas de consultar se está com o cadastro no auxílio ativo. Seja usando os canais online, ou fazendo ligação para o telefone da Caixa ou do Ministério da Cidadania. O serviço tem sido cada vez mais buscado, considerando que atualmente há o pagamento de R$ 600 no Auxílio Brasil válido até dezembro deste ano.

Como consultar o cadastro no Auxílio Brasil

Com informações sobre o corte no número de beneficiados pelo Auxílio Brasil, quem já faz parte do programa pode estar receoso de perder seu salário. Por outro lado, quem ainda não recebe o benefício pode ser incluso, já que o orçamento disponível vai permitir a entrada de mais 800 mil famílias. 

Existem algumas formas de verificar se corre o risco de perder seu salário, e para o outro grupo, se já foi contemplado com o benefício.

Para quem já recebe o benefício:

  • Consulte seu cadastro no App Auxílio Brasil verificando se está ativo;
  • Em caso negativo, consulte o status do seu Cadastro Único no App CadÚnico ou site.

No caso em que o benefício estiver bloqueado, ao consultar no CadÚnico a situação do seu cadastro é possível saber se há necessidade de atualização de dados ou verificação. Sendo necessário comparecer até uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Para quem está na fila de espera:

  • Consulte se foi aprovado no App Auxílio Brasil, a informação é dada na primeira página ao fazer login;
  • Consulte no App Caixa Tem na opção “Extrato de pagamentos” onde deve haver informações sobre depósitos do benefício;
  • Telefone 111 da Central de Atendimento Caixa informando CPF e NIS ;
  • Telefone 121 da Central de Atendimento do Ministério da Cidadania informando CPF e NIS.

Pente fino nos benefícios

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o texto que oficializa o pente fino nos benefícios do Auxílio Brasil e do vale gás. Foram denominadas categorias quatro, cinco e seis, os grupos que devem passar por um filtro do Ministério da Cidadania.

É de praxe que haja esse tipo de verificação a fim de cortar da lista de beneficiados as famílias que não cumprem mais com os requisitos para serem contempladas. São elas:

Grupo quatro:

  • Famílias que já passaram por pente-fino no primeiro semestre e não têm direito ao benefício, mas voltaram a fazer parte do Cadastro Único. Exemplo: quem é beneficiado de salário previdenciário, ou pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Terão o salário cancelado.

Grupo cinco:

  • Famílias que devem atualizar o cadastro ainda em setembro, senão terão o benefício bloqueado por dois meses ou cancelado a partir de dezembro.

Grupo seis:

  • Famílias com dados inconsistentes e falhas no CadÚnico, como desatualização de documentos. Elas serão reavaliadas mensalmente e só voltarão ao cadastro se resolverem a pendência.

Como resolver problemas no cadastro do Auxílio Brasil

Quem está com o cadastro no Auxílio Brasil com algum tipo de inconsistência, por exemplo ao verificar que há erros no CadÚnico, devem buscar a correção. Somente dessa forma vão conseguir manter o benefício, ou receber o salário pela primeira vez.

Para isso, devem:

  • Procurar o CRAS e levar documentos que comprovem a necessidade de receber o benefício, ex.: comprovante de renda, de endereço, de nascimento e etc.;
  • Procurar a Caixa Econômica quando o erro for bancário, tentando uma nova solução para sacar o benefício.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com