Preços de passagens aéreas faz fãs DESISTIREM de participar de importante festival

Na última sexta-feira (2), começou a nona edição do Rock in Rio. O importante festival de música volta ao Rio de Janeiro após dois anos de suspensão, por conta da pandemia de coronavírus. Participar deste evento é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, os preços de passagens aéreas viraram um problema.

Preços de passagens aéreas faz fãs DESISTIREM de participar de importante festival
Preços de passagens aéreas faz fãs DESISTIREM de participar de importante festival (Imagem: Montagem/FDR)

Nesta edição do Rock in Rio, todos os ingressos foram esgotados. Mais de 700 mil pessoas devem comparecer ao festival de música. No entanto, segundo apurado pelo g1, mesmo após comprar as entradas, diversos fãs estão desistindo de viajar ao festival por conta dos valores de passagens aéreas.

A nova edição brasileira do Rock in Rio era para ter ocorrido no ano passado. Contudo, o cenário adverso causado pela pandemia fez com que o festival acontecesse em setembro deste ano.

Muitos fãs chegaram a comprar as entradas ainda no ano passado, no entanto, a inflação tornou a participação inviável.

Há quase um ano, uma destas pessoas chegou a fazer cotação das passagens aéreas e hospedagem. Contudo, os preços dobraram — de forma a fazer com que o cidadão precisasse vender o ingresso.

Em redes sociais, foram criados diversos grupos para a compra e venda desses bilhetes. Nos últimos dias, essas plataformas foram usadas fortemente pelos usuários para essa finalidade.

Neste ano, o Rock in Rio acontece nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro deste ano. Entre os destaques que farão parte nesses dias, estão Justin Bieber, Post Malone, Dua Lipa, Iron Maiden, Green Day, Guns N’ Roses e Coldplay. Geralmente, o evento atrai pessoas de vários lugares, inclusive de outros estados.

Preços de passagens aéreas registram forte alta

No período de um ano, os preços de passagens aéreas saltaram 77% no Brasil. A disparada acontece em meio ao aumento do preço do dólar, do combustível e da demanda.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre janeiro e maio deste ano, o valor do querosene de aviação chegou a saltar 60%.

Até outubro, existe a tendência que não existam grandes reajustes nos valores das passagens aéreas. O crescimento da economia deve ser menor. Com isso, o valor do combustível tende a cair. Apesar disso, há a expectativa de aumento dos tickets no final deste ano.

Confira a calculadora de compra à prazo em relação à compra a vista:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.