Quando faz a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) o representante da família garante que estes entrem na lista de espera para programas de assistência social. Embora o Auxílio Brasil seja o mais popular, outros benefícios podem ser acessados por meio desta inscrição. Por exemplo, o desconto de até 65% na conta de luz de quem é incluso no Tarifa Social, e o acesso ao transporte interestadual gratuito para idosos.
O acesso ao CadÚnico é feito por meio da inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), quando o cidadão passa por uma entrevista a fim de informar o cenário que ele e sua família vivem. Por meio deste sistema o poder público municipal, estadual e federal, vai reconhecer a população que vive em vulnerabilidade social e que precisa de auxílios.
Para ser inscrita a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, o que neste ano significa R$ 606. Devendo apresentar documentos de identificação pessoal e de renda durante a entrevista no CRAS, o que vai possibilitar o preenchimento completo do cadastro.
Como conseguir desconto na conta de luz pelo CadÚnico
Ao se inscrever no CadÚnico, a família fica disponível para os programas de assistência social disponíveis. Entre eles, o da Tarifa Social que possibilita descontos de até 65% para imóveis residenciais, desde que cumpram com as exigências:
- Famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único;
- Preferência para aqueles que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Tenha o limite de consumo de energia elétrica de 220 kWh por mês.
Não é necessário fazer inscrição no Tarifa Social, cumprindo com as regras as famílias são inclusas automaticamente e já passam a contar com os descontos que são progressivos:
CONSUMO MENSAL | PERCENTUAL DE DESCONTO |
---|---|
Até 30 KWh | 65% |
De 31 KWh a 100 KWh | 40% |
De 101 KWh a 220 KWh | 10% |
Carteira do Idoso
Outro programa que pode ser acessado por meio da inscrição no CadÚnico é o Carteira do Idoso, que identifica as pessoas de vulnerabilidade que podem ter acesso a descontos ou gratuidades. Para tanto, o cidadão precisa ter renda mensal de até 2 salários mínimos.
O acesso a carteira dá direito a:
- transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo); ou
- desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens.
O documento pode ser emitida no site do Gov.br, ao fazer login e clicar em “Carteira do Idoso”, depois em “Emitir carteira”. O arquivo pode ser baixado em documento PDF.