SUPER ricos estão PREOCUPADOS com estes fatores

Nos próximos cinco anos, o Citi pretende dobrar a participação no mercado de private banking local. Neste grupo de clientes mais ricos, as três grandes preocupações são os “três R’s”: ‘rates’ (juros), recessão e Rússia. A declaração foi feita pela chefe global de private bank do Citi, Ida Liu, ao Valor.

Segundo a executiva, diante da preocupação dos super ricos com juros, recessão e Rússia, o Citi vem buscando auxiliar seus clientes a lidar com isso. No caso da possível recessão nos Estados Unidos —, Liu afirma que existem algumas coisas que a instituição vem realizado para as carteiras de clientes, de modo proativo.

Na visão da chefe global de private bank, se ficar com dinheiro parado, os investidores no país norte-americano, como os ricos, estão perdendo dinheiro. A razão é que a inflação está em quase 9% no acumulado nos últimos 12 meses — e chegou a registrar a maior taxa em quatro décadas.

A executiva argumenta que a nação estrangeira não conta com taxas de juros favoráveis, iguais a existentes no Brasil. Após quatro elevações consecutivas, o indicador nos EUA está no intervalo de 2,25% a 2,5%.

Já no Brasil, a taxa de juros está em 13,75% ao ano. No país sul-americano, a Selic já aumentou por doze vezes consecutivas.

Alocações em meio às preocupações de recessão dos ricos

Ao descontar a inflação, o Estados Unidos possui uma taxa real negativa. Por conta disso, Liu alega que deixar o dinheiro parado é “queimar dinheiro”.

Diante disso, o Citi vem alocando dinheiro para atuar em renda fixa nos Estados Unidos. Exemplos são os títulos municipais da nação, que rendem aproximadamente 7% ao ano. Estes investimentos são referentes à parte mais líquida do portfólio.

Outras áreas de bastante interesse do Citi são as indústrias defensivas, como saúde. A justificativa é que, em um ciclo recessivo, é importante agregar algumas dessas indústrias às carteiras.

Liu ainda revela que o banco global tem focado bastante em promover, nos portfólios, alterações táticas e estratégicas. Neste sentido, a instituição vem inserindo setores como assistência média, telemedicina e medicamentos. O Citi gosta do segmento também pelo potencial de resistir a cenários de recessão.

Confira a calculadora de investimentos de renda fixa:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.