Foi divulgada nesta terça-feira (23), uma nova pesquisa do instituto Datafolha, que dividiu o público entrevistado como eleitores dos candidatos à presidência do país. Por exemplo, para os que desejam que Lula (PT) vença, metade acredita que pode haver uma nova ditadura no país. Enquanto isso, um terço dos que preferem a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) acreditam na volta da ditadura.
Uma outra pesquisa, dessa vez feita pela Quaest para a Genial Investimentos, mostra que 45% dos eleitores têm medo de uma possível vitória de Bolsonaro. Enquanto isso, 40% do público entrevistado teme que Lula volte ao poder. Entre junho e agosto a diferença entre os resultados passou de 17 para 5 pontos.
Entre muitos motivos, esse temos está diretamente relacionado a trajetória política dos dois candidatos que ocupam as primeiras pesquisas de intenções de votos. No caso de Lula, o medo está relacionado ao possível aumento da corrupção, empoderamento de pautas progressistas que preocupam eleitores mais conservadores.
Enquanto isso, com a reeleição de Bolsonaro os brasileiros têm medo da fome aumentar no país, assim como os índices de pobreza, além da permanência de um discurso de ódio e até de uma ruptura democrática. Com isso, tem sido visto pelas duas partes o aumento de fake news ou de discursos destorcidos.
Por fim, os pesquisadores da Quaest chegaram a conclusão que metade do eleitorado não é fiel a um ou outro candidato, mas depositarão seu voto por ter medo de um dos dois mandatos.
“Existem dois polos muito influentes na cabeça do brasileiro, e existe um eleitor que não é apaixonado por nenhum desses dois polos, mas acaba ficando de um lado porque tem medo do que o outro representa”, diz o cientista político Bruno Soller, do Instituto Real Time Big Data.
Comportamento e opiniões dos eleitores de Lula e Bolsonaro
Enquanto isso, na pesquisa do Datafolha outros pontos foram pesquisados e levantados entre quem prefere votar em Lula ou Bolsonaro. Por exemplo:
- 24% dos que admitiram votar em Lula acreditam que a situação econômica do país vai piorar;
- 31% dos eleitores de Lula são recebedores de benefícios como Auxílio Brasil, vale-gás e etc.;
- 10% dos que votam em Bolsonaro concordam com a frase que diz: “tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura”.